Ciência

Câmeras ao vivo mostram erupção de vulcão na Islândia

Sistema vulcânico Fagradalsfjall permaneceu inativo por mais de 800 anos, mas voltou a se movimentar nos últimos anos
Imagem: RUV/Reprodução

Um vulcão entrou em erupção neste domingo (14) no sudeste da Islândia, próximo à cidade de Grindavik. Casas foram incendiadas e milhares de pessoas tiveram que deixar a cidade.

whatsapp invite banner

Imagens registradas pela televisão pública RUV mostram casas sendo engolidas pela lava que fluía de uma fissura vulcânica que se abriu na região.

Espera-se que o vulcão continue em atividade por pelo menos mais três semanas. Especialistas acreditam que as plumas de magma, como são conhecidos os jatos de lava, atinjam entre 100 e 150 metros de altura.

Quem quiser acompanhar ao vivo a força do fenômeno, pode assistir à transmissão em tempo real da atividade do vulcão no YouTube. A live está abaixo.

 

Região com intensa atividade vulcânica

A Islândia está em uma das mais ativas regiões vulcânicas da Terra, e conta com ao menos 33 sistemas vulcânicos ativos.

De acordo com a Agência Meteorológica da Islândia (IMO, na sigla em inglês), esta é a quinta erupção vulcânica na Islândia em quase três anos.

Grindavík, que tem cerca de 4 mil habitantes, abriga a icônica atração turística da Lagoa Azul. O local atrai visitantes que buscam em suas águas quentes (40 ºC) que, acredita-se, têm propriedades medicinais. São mais de 6 milhões de litros de água em 5.000 m2 de área.

O governo islandês declarou estado de emergência no país. No início de novembro, a cidade de Grindavík começou a ser evacuada.

Além disso, as autoridades estão atentas à central geotérmica de Svartsengi, que fornece eletricidade e água a cerca de 30 mil pessoas e cujas instalações estão protegidas por um muro.

Histórico de erupções

O sistema vulcânico Fagradalsfjall permaneceu inativo por mais de 800 anos, mas voltou a se movimentar nos últimos anos. Desde o fim de outubro de 2023, especialistas registraram dezenas de milhares de tremores próximos a Fagradalsfjall.

Começando em dezembro de 2019 e em março de 2021, uma sucessão de terremotos abalaram a Península de Reykjanes. Isso gerou preocupações de que uma erupção era iminente.

Os terremotos acontecem porque a Islândia está localizada em uma região chamada Dorsal Mesoatlântica. Ela marca a fronteira de duas placas tectônicas, que estão se afastando — o motivo por trás dos tremores.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas