James Cameron recria naufrágio do “Titanic” para provar tese de sobrevivência de Jack

O diretor James Cameron fez um teste para um especial de 25 anos do filme. “Titanic” será relançado nos cinemas no dia 9 de fevereiro
titanic porta
Imagem: Reprodução/20th Century Studios

‘Demorou 25 anos, mas o diretor James Cameron finalmente admitiu que poderia ter salvado Jack, personagem de Leonardo Di Caprio, em “Titanic”. No especial da National Geographic em celebração aos 25 anos da obra, intitulado de “Titanic: 25 Years Later with James Cameron”, o próprio cineasta faz um teste com dublês para comprovar que o protagonista cabia na porta ao lado de Rose (Kate Winslet) após o naufrágio. 

Para quem não se lembra, na clássica cena do filme de 1997, Kate fica em cima de um pedaço de porta esperando pelo resgate depois do naufrágio do Titanic. Jack, por sua vez, se apoia na porta, mas fica dentro da água. Ele acaba morrendo congelado. Mas o questionamento dos fãs é: Jack conseguiria subir na porta com Rose e sobrevivido? Por isso, James Cameron correu atrás para provar essa questão.

“Nós fizemos um estudo científico que vai acabar com essa teoria de uma vez por todas. Usamos um expert em hipotérmica e contratamos duas pessoas com a mesma massa corporal que Kate e Leo tinham na época, além de reconstruir a porta usada nas gravações”, comentou Cameron sobre o especial que vai ao ar no dia 5 de fevereiro no NatGeo.

E para responder essa pergunta, James precisou levar os dois dublês ao laboratório do neozelandês Dr. Jim Cotter, especialista em estudar os efeitos do frio no corpo humano. A equipe de especialistas criou uma réplica exata da porta do filme, até o “grau de flutuabilidade que você vê no filme”, e inseriram a porta e os dublês em um tanque gigante.

No experimento, Cameron, os pesquisadores e os dublês revisitaram a cena e simularam cenários diferentes para ver se Jack e Rose poderiam dividir o pedaço de madeira. Além disso, eles também passaram por testes de exaustão, assim como os personagens, e trocaram alguns detalhes da cena para ver o que poderia acontecer.

Os dublês também foram equipados com termômetros internos e, para o teste, suas temperaturas corporais foram reduzidas para 35ºC, pois qualquer coisa abaixo disso induziria hipotermia clínica. Confira abaixo o primeiro teaser do experimento, divulgado no “Good Morning America”, abaixo:

Cameron fez três testes com dublês de DiCaprio e Winslet para saber se Jack e Rose poderiam dividir a porta. No primeiro, os dublês ficaram juntos em cima da porta, mas a madeira afundou, o que mataria os dois personagens nas geladas águas do Atlântico. Em outro cenário, por exemplo, eles dividiram o espaço e Rose daria seu colete salva-vidas para ele estabilizar sua temperatura corporal. Nesta situação, Jack conseguiria suportar o frio por algumas horas até a chegada do resgate.

“Talvez Jack sobrevivesse, mas há muitas variáveis. Eu acho que é aquele processo de pensamento de ‘eu não vou fazer uma coisa a coloca em risco’. E isso é 100% o personagem”, diz o diretor. “Titanic: 25 Years Later with James Cameron” será transmitido pelo National Geographic neste domingo, 5 de fevereiro, e estará disponível no Hulu no dia seguinte. No entanto, o Brasil não tem acesso a essa plataforma.

Além disso, “Titanic” voltará aos cinemas brasileiros, remasterizado em 4K e com apresentação 3D, a partir do dia 9 de fevereiro. Relembre o trailer da produção:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas