
Canadense ganha prêmio “Fotógrafo de Vida Selvagem 2024” com foto de girinos
Na terça-feira (8) o Museu de História Natural de Londres anunciou os ganhadores do concurso “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano de 2024”, com o canadense Shane Gross vencendo o prêmio principal.
Neste ano, que marca o aniversário de 60 anos do concurso, foram 59.228 fotos inscritas, de 117 países. Ao todo, 18 fotógrafos ganharam prêmios por seus trabalhos.
“A longevidade do Prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano é um testemunho da importância vital, bem como da crescente apreciação da nossa natureza”, explicou Doug Gurr, diretor do museu, em um comunicado.
“Estamos muito felizes em obter imagens tão inspiradoras no portfólio deste ano. Essas fotografias não apenas encorajam os esforços de preservação da vida selvagem, mas também despertam a criação de ambientalistas em uma escala global”, completou o diretor do museu.
As 100 melhores fotos do concurso estarão em uma exposição no Museu de História Natural de Londres, que começa na próxima sexta-feira (11).
Confira os vencedores do Prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem 2024
O principal prêmio foi para Shane Gross, fotojornalista canadense da vida marinha, que levou o Prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem 2024 com sua imagem que mostram uma infinidade de girinos nadando por águas e plantas. Confira, abaixo:

Imagem: Shane Gross/Wildlife Photographer of the Year
O júri considerou a foto excepcional por mostrar a conexão intrínseca entre plantas, animais e o ambiente, representando assim como a beleza da natureza pode ser encontrada em qualquer lugar.
Além disso, o júri destacou como o fotógrafo conseguiu captar a mistura de luz, “energia e conectividade entre o ambiente e os girinos”. Veja como o fotógrafo fez a foto que ganhou o prêmio principal:
Outras categorias
Jovens fotógrafos de 15 a 17 anos
O fotógrafo alemão Alexis Tinker-Tsavalas teve que rolar para debaixo de um tronco. Porém, conseguiu captar a imagem perfeita de um colêmbolo em uma floresta em Berlim.

Imagem: Alexis Tinker Tsavalas/Wildlife Photographer of the Year
Plantas e Fungos
O clique que ganhou a categoria Plantas e Fungos mostra uma bétula coberta por líquens em um vale na Escócia, similar a “barba de um homem velho”, de acordo com o título que o fotógrafo Fortunato Gatto deu à imagem.

Imagem: Fortunato Gatto/Wildlife Photographer of the Year
Animais em seu ambiente
Um lince se espreguiçando em montanha coberta de neve venceu a categoria “Animais em seu ambiente”.

Imagem: Igor Metelskiy/Wildlife Photographer of the Year
Comportamento: mamíferos
Registro de bebê macaco dormindo após ser amamentado por sua mãe no Parque Nacional Wilpattu, no Sri Lanka venceu o tema “Comportamento: mamíferos”.

Imagem: Hikkaduwa Liyanage Prasantha Vinod/Wildlife Photographer of the Year
Vida selvagem urbana
Tigre descansando no topo de uma colina na Índia com uma cidade ao fundo foi o melhor clique da categoria “Vida selvagem urbana”. Aliás, a imagem foi feita durante a produção de um documentário sobre os Gates Ocidentais.

Imagem: Robin Darius Conz/Wildlife Photographer of the Year
Fotojornalismo
Fotografia que venceu a categoria “Fotojornalismo” mostra um perito criminal da polícia de Londres buscando impressões digitais em um marfim de elefante. Aliás, a foto ressalta que ainda existente contrabando de marfim.

Imagem: Britta Jaschinski/Wildlife Photographer of the Year
Comportamento: aves
Falcão praticando suas habilidades de caça em uma borboleta leva para casa o prêmio da categoria “Comportamento: aves”.

Imagem: Jack Zhi/Wildlife Photographer of the Year
História de fotojornalista
O vencedor dessa importante categoria do Prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem de 2024 foi Thomas Peschak. Isso porque ele conseguiu documentar a complicada relação entre o boto-cor-de-rosa e a população que habita uma aldeia próxima à Manaus.

Imagem: Thomas Peschak/Wildlife Photographer of the Year
Oceanos: a grande imagem
Mosaico com 403 pedaços de plásticos que estavam no sistema digestivo de uma pardela morta, pintando um retrato da realidade da poluição dos oceanos.

Imagem: Justin Gilligan/Wildlife Photographer of the Year
Rising Star
Corvo-marinho fotografado na Califórnia ganhou a categoria “Rising Star”. Entretanto, da para ver apenas os pés da ave.

Imagem: Sage Ono/Wildlife Photographer of the Year
Subaquático
Nadando sob o gelo da Antártida, leopardo-do-mar encarando a câmera do fotógrafo Matthew Smith vence a categoria “Subaquático”.

Imagem: Matthew Smith/Wildlife Photographer of the Year
Arte natural
Fotografia de corvo descansando em galho de árvore na Suíça foi criada com movimentos de câmera e maior velocidade de obturador para transmitir uma sensação de pintura.

Imagem: Jiří Hřebíček/Wildlife Photographer of the Year
Comportamento: Invertebrados
Formiga desmembrando um besouro venceu a categoria “Comportamento: Invertebrados”.

Imagem: Ingo Arndt/Wildlife Photographer of the Year
Retratos de animais
Por fim, o Prêmio Fotógrafo da Vida Selvagem de 2024 tem mais um lince em um momento cotidiano vencendo a “Retratos de animais”. A foto mostra uma fêmea descansando da nevasca enquanto seus filhotes já crescidos formam um abrigo para protegê-la. Veja:

Imagem: John E. Marriott/Wildlife Photographer of the Year