Canal do Kuwait cria 1ª apresentadora gerada por IA; veja um trecho
Um canal de notícias de Kuwait, no Oriente Médio, lançou uma apresentadora 100% gerada por IA (inteligência artificial). A emissora Kuwait News divulgou a âncora, que recebeu o nome de Fedha, no sábado (8).
“Sou Fedha, a primeira apresentadora no Kuwait que trabalha com IA no Kuwait News. Que tipo de notícia você prefere? Vamos ouvir suas opiniões”, disse ela, em árabe, no vídeo lançado no Twitter. Veja abaixo:
أول مذيعة في #الكويت تعمل بالذكاء الاصطناعي
• #فضة.. مذيعة #كويت_نيوز الافتراضية
• ما هي نوعية الأخبار التي تفضلونها بتقديم #فضة زميلتنا الجديدة؟ .. شاركونا آراءكم pic.twitter.com/VlVjasSdpb
— كويت نيوز (@KuwaitNews) April 8, 2023
A âncora deve apresentar as manchetes do Kuwait News na internet, em especial no Twitter, onde a rede acumula 1,2 milhão de seguidores. A emissora é uma filial do Kuwait Times, o primeiro diário em inglês da região do Golfo, fundado em 1961.
Com cabelo loiro e olhos claros, Fedha deve adotar o sotaque do país em breve. Segundo o vice-editor-chefe dos veículos, Abdullah Boftain, as características físicas da nova âncora refletem a “diversidade da população kuwaitiana” e os expatriados do país rico em petróleo.
“Fedha representa a todos”, disse. Segundo Boftain, o nome “Fedha” é popular e antigo no Kuwait. “Se refere à prata, ao metal. Sempre imaginamos que os robôs são prateados e metálicos, então combinamos os dois”. A mudança, disse ele, é um teste do potencial da IA para oferecer conteúdo inovador.
O passo chamou a atenção de jornalistas ao redor do mundo. A nação de menos de 5 milhões de habitantes, que tem uma das economias mais desenvolvidas do mundo, é uma das últimas no Índice de Liberdade de Imprensa: está em 158º entre 180 países.