“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” tem cena LGBTQIA+ cortada no Kuwait

“Pantera Negra 2” também corre o risco de ser banido da China pelo mesmo motivo. Recentemente, a Disney assumiu a posição de não remover conteúdos LGBTQIA+
Pantera Negra 2
Imagem: Reprodução/Divulgação Marvel

Depois de muita espera, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” finalmente está entre nós! O longa traz uma curta cena de afeto entre duas mulheres, Dora Milaje Aneka (Michaela Coel) e Ayo (Florence Kasumba), mas parece que a demonstração do relacionamento LGBTQIA+ não agradou muito o Kuwait, no Golfo Pérsico.

whatsapp invite banner

Segundo divulgado pelo The Hollywood Reporter, o longa sofreu cortes para ser lançado no país árabe. A cena de afeto entre as duas personagens foi cortada, ser  LGBTQIA+ é ilegal. Assim como em outras produções da Disney, o momento entre as duas guerreiras de “Wakanda Para Sempre” é extremamente rápido e discreto, mas a tolerância no país é zero.

O THR informou que apenas um número muito pequeno de edições foram feitas para a sequência da Marvel ser lançada no Kuwait, totalizando pouco mais de 1 minuto de cortes. Isso incluiu a cena de 10 segundos em que Aneka beija Ayo na testa. Também foi removida, a pedido dos censores, uma cena em que uma mulher dá à luz e a frase “Um deus para seu povo”.

Ainda de acordo com o THR, o Kuwait é o único território que insistiu em cortes, em uma região que recentemente derrubou qualquer referência a personagens ou questões LGBTQIA+ com filmes que esperavam um lançamento nos cinemas, mesmo que apenas parte do diálogo. No entanto, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” será exibido sem edição na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Bahrein e Qatar, países que também criminalizam a comunidade LGBT.

Ao longo do ano, grandes títulos, incluindo “Lightyear” da Pixar, “Thor: Amor e Trovão”, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e “Eternos” da Marvel, além de “Amor, Sublime Amor” da Disney, foram impedidos pelos censores de chegar aos cinemas por conta de beijos do mesmo sexo e com personagens gays ou transgêneros.

Vale lembrar que “Pantera Negra 2” também corre o risco de ser banido da China, assim como “Adão Negro”. No caso de “Wakanda Para Sempre”, o banimento não é uma novidade. A Disney recentemente assumiu a posição de não remover conteúdos LGBTQIA+ para apaziguar censores no exterior.

Escrito e dirigido por Ryan Coogler, “Pantera Negra: Wakanda Forever” não colocará outro ator no papel de Chadwick Boseman ou usará CG para reviver o ator — que morreu aos 43 anos devido a um câncer de cólon, em 2020. Por isso, a sequência irá explorar outros personagens do mundo de “Pantera Negra”, enquanto também honra o legado que o astro deixou para trás. Segindo a sinopse oficial:

“Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milage lutam para proteger a nação fragilizada de outros países após a morte de T’Challa. Enquanto o povo de Wakanda se esforça para continuar em frente neste novo capítulo, a família e amigos do falecido rei precisam se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o), integrante dos Cães de Guerra, e Everett Ross (Martin Freeman). Em meio a isso tudo, Wakanda ainda terá que aprender a conviver com a nação debaixo d’água, Atlantis, e seu rei Namor (Tenoch Huerta)”

O longa que tem Letitia Wright, Danai Gurira, Angela Bassett, Lupita Nyong’o, Winston Duke e Martin Freeman no elenco. Entre as novidades, estão a atriz Dominique Thorne fará sua estreia como Riri Williams, a heroína Coração de Ferro, assim como Tenoch Huerta, responsável por dar vida a Namor no MCU e, Michaela Coel, que interpretará Aneka, antiga instrutora de combate de Dora Milaje. “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” está em cartaz nos cinemas Brasileiros. Relembre o trailer da produção:

 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas