Cantora Grimes libera sua voz de graça para criação de música por IA
Essa mexeu as estruturas da música! A cantora canadense Grimes está disponibilizando sua voz gratuitamente para quem quiser criar música por inteligência artificial (IA). A artista de synthpop ainda anunciou que irá dividir os lucros de qualquer novo hit feito a partir do uso.
“Vou dividir os royalties de 50% em qualquer música bem-sucedida gerada por IA que use minha voz. O mesmo acordo que faria com qualquer artista com quem colaboro”, escreveu a cantora no Twitter, neste domingo (23). “Sinta-se à vontade para usar minha voz sem penalidade. Não tenho nenhum rótulo e nenhuma vinculação legal.”
I'll split 50% royalties on any successful AI generated song that uses my voice. Same deal as I would with any artist i collab with. Feel free to use my voice without penalty. I have no label and no legal bindings. pic.twitter.com/KIY60B5uqt
— 𝖦𝗋𝗂𝗆𝖾𝗌 ⏳ (@Grimezsz) April 24, 2023
Junto à postagem, Grimes também publicou a imagem de uma matéria sobre o sucesso da música “Heart On My Sleeve”. A faixa viralizou na internet como uma colaboração entre Drake e The Weeknd gerada por IA, mas que saiu dos streamings por questões legais.
“Heart On My Sleeve” alcançou mais de 15 milhões de visualizações no TikTok e 600 mil no Spotify. O Universal Music Group (UMG) argumentou que a publicação era “uma violação de nossos acordos e uma violação da lei de direitos autorais”.
Em mais um tuíte, a cantora acrescentou: “acho legal ser fundido [com] uma máquina e gosto da ideia de abrir o código de toda a arte e acabar com os direitos autorais”. Por fim, prometeu ajudar os criadores de música por IA na empreitada.
“Estamos fazendo um programa que deve simular bem a minha voz, mas também podemos fazer upload de hastes e amostras para as pessoas treinarem suas próprias”, escreveu.
Apoiadora da IA, em 2020, Grimes colaborou com o aplicativo de música generativa Endel para lançar um app de canções de ninar. Ela se inspirou em seu filho, X Æ A-XII, para criar “uma situação melhor para o bebê dormir”. A criança é filha do bilionário CEO da Tesla e do Twitter, Elon Musk.