Está acontecendo. Está finalmente acontecendo. Em mais um de seus vídeos informais, a Capcom acaba de anunciar que a produção do remake de Resident Evil 2 foi aprovada internamente. O anúncio é oficializado duas semanas depois da empresa pedir a opinião dos fãs sobre o que eles gostariam de ver no jogo caso a empresa o refizesse.

O anúncio do remake foi feito da mesma forma simples que os vídeos que revelaram a remasterização de Resident Evil e Resident Evil Zero para consoles de nova geração — Yoshiaki Hirabyashi, produtor da R&D Division 1, divisão interna da Capcom, afirma que “graças ao incrível apoio e suporte” dos fãs, o projeto para o remake de Resident Evil 2 está finalmente aprovado. “Há anos vocês nos pedem para que Resident Evil 2 seja refeito e não pudemos fazer isso… até agora”.

O produtor promete estar atento ao feedback dos fãs nas redes sociais para entregar a eles a experiência que esperam — mas isso ainda vai levar um tempo. “Levará algum tempo até que possamos levar a vocês novidades sobre este projeto”, explica Hirabyashi. Até lá teremos que nos contentar com o relançamento de Resident Evil Zero, em janeiro, para consoles de nova geração.

11015736_1012373105450243_6438511364019395909_n

 

Depois de ouvir os fãs na rede social, o projeto foi apresentado internamente.

Dito isso, não fazemos ideia do que esta por vir — será que a Capcom tratará este remake da mesma forma que tratou o título original da franquia? Ou será que veremos algo completamente novo, talvez seguindo os moldes de Resident Evil 5 ou 6, mais focados em ação?

Em alguns aspectos, a Capcom parece ter se inspirado na Square-Enix: a empresa anunciou o remake de Final Fantasy VII, outro jogo cujos fãs pedem há anos por um remake, na E3 deste ano; e o feedback do público é algo a que a Square tem dado uma atenção muito maior, vide o demo de Final Fantasy XVI que foi até mesmo atualizada depois de uma análise da reação dos fãs.

No Facebook, os fãs pedem por um Resident Evil clássico, com câmeras fixas e menos ação que os últimos títulos, da mesma forma que o remake do original foi tratado.

4636328984576000

Precisamente o que foi feito com o remake de GameCube de Resident Evil. Mantendo o gameplay, a história e o aspecto do jogo, mas remodelando-o completamente e expandindo-o para incluir algumas novas áreas, trechos da história e surpresas. O remake original de Resident Evil foi feito com excelência, então algo dentro daqueles moldes para um dos meus jogos favoritos de todos os tempos será sensacional.

Alguns fãs vão além e já pedem o remake de Resident Evil 3:

6433454299283456

Um remake de Resident Evil 2, feito com o mesmo bom gosto do original seria algo que estou certo que muitos outros gostariam de ver. Honestamente, eu adoraria ver Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis refeitos. Tenho tantas boas memórias de Resident Evil 1 ao 3 enquanto eu crescia. Como Resident Evil 1 foi tão bem refeito, estou ansiosamente esperando pelos remakes de 2 e 3.

De alguma forma, até faria sentido juntar as duas histórias em uma, já que os eventos do terceiro capítulo da franquia se passam um dia antes dos eventos do segundo. Mas isso sou eu sonhando alto, pois duvido muito que a Capcom não vá querer lucrar com dois títulos separados.

Não fazemos ideia do que está por vir — nem quanto, nem para quais plataformas, e assim como o remake de Resident Evil original, Resident Evil 2 terá que ser refeito do início. Será que a Capcom tratará este remake da mesma forma que tratou o título original da franquia? Ou será que veremos algo completamente novo, talvez seguindo os moldes de Resident Evil 5 ou 6? Ou ainda: será que eles vão se inspirar no “remake” não oficial feito por um programador brasileiro? Teremos que aguardar para saber como a Capcom reformulará o jogo que apresentou Leon Kennedy, protagonista de Resident Evil 4, e Claire Redfield, protagonista de Resident Evil Code Veronica e Revelations 2, ao mundo.