O Spotify anunciou que interrompeu a fabricação do Car Thing –um dispositivo inteligente para carros que funciona como um player de músicas e podcasts. A aventura do serviço de streaming no mercado de hardware durou um pouco mais de um ano.
Anunciado oficialmente em abril de 2021, o produto começou a ser distribuído de forma limitada a partir de outubro do mesmo ano. Segundo o site TechCrunch, o motivo para o fim do produto foi a baixa procura pelo dispositivo, além de problemas na cadeia de suprimentos.
Essa baixa demanda pode ser explicada pelo fato do gadget exigir uma assinatura premium do Spotify, custar cerca de 90 dólares, não ser compatível com outros players, além de não funcionar de maneira independente –precisa estar pareado com um smartphone.
O site Mashable, por exemplo, chegou a testar o dispositivo e o classificou como “redundante” e “inútil”, apesar de pontuar que ele era um produto de alta qualidade, com fácil configuração e conexão perfeita com o app móvel do Spotify.
O Spotify explicou que os dispositivos já adquiridos continuarão a funcionar, mas não detalhou sobre como funcionará o suporte. “Essa iniciativa desbloqueou aprendizados úteis e continuamos focados no carro como um lugar importante para o áudio”, concluiu o porta-voz da empresa de streaming.
Spotify reporta prejuízo no 2º trimestre
Na última quarta-feira (27), o Spotify divulgou os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre deste ano. No período, encerrado no dia 30 de junho, a empresa reportou uma receita de € 2,9 bilhões (ou R$ 15,1 bilhões), mas registrou um prejuízo líquido de 194 milhões de euros (R$ 1,0 bilhão).
Além da questão do Cart Thing, a empresa explica que esse prejuízo foi puxado por mudanças nas fontes de receita – principalmente na área de podcasts –, gastos com conteúdo não musical, aprimoramento de produtos, maiores custos com pessoal – principalmente devido ao crescimento do quadro de funcionários –, entre outros motivos.
Apesar do resultado financeiro ruim, a empresa viu o número de usuários ativos mensais no serviço de streaming crescer para 433 milhões, um aumento de 19% quando comparado com o mesmo período de 2021.
Vale lembrar que, no último trimestre, o Spotify encerrou suas atividades na Rússia, por conta da Guerra na Ucrânia, mas, mesmo assim, a plataforma registrou um aumento de 5 milhões de novos usuários acima do que era anteriormente previsto.