A Zoox, a empresa de táxis autônomos de propriedade da Amazon, deve revelar seus primeiros carros em 14 de dezembro. Spoiler: Eles parecem bem estranhos.

Segundo o The Next Web, vários moradores de San Francisco viram o que parece ser alguns dos táxis autônomos da Zoox na entrada do Fairmont Hotel na Mason Street neste fim de semana — aparentemente sendo filmados para algum tipo de material promocional ou anúncio.

Como o TNW observou, a Zoox já havia mostrado imagens de uma versão incompleta do veículo, mas esta é a primeira vez que o automóvel é visto por inteiro. O usuário do Reddit Lakailb87 compartilhou várias fotos com o Gizmodo.

O que parece ser um táxi autônomo da Zoox nas ruas de San Francisco neste fim de semana, com vários outros visíveis ao fundo. Foto: usuário do Reddit: Lakailb87 (outros)

Acho que vocês precisam de uma lona maior. Foto: usuário do Reddit: Lakailb87 (outros)

O veículo da Zoox tem quatro assentos internos voltados um para o outro, com portas parecidas com as de um ônibus nas laterais. Ele é supostamente projetado para se locomover em qualquer direção. De acordo com a Forbes, o veículo pode ter quatro rodas com direções independentes, o que permitiria que ele girasse sem sair do lugar. Sensores Lidar aparentemente estão instalados no exterior do carro para ajudar com pontos cegos.

Além disso, ele parece um vilão da animação Carros, da Pixar.

Tradução: Zoox está sendo filmado hoje no Fairmont San Francisco. Já parece 2021! Um futuro animador pela frente!

Na verdade, eu não odiei tanto assim; ele tem um certo charme. Mas se este carro está lhe dando uma sensação estranha de déjà vu, é porque ele é basicamente um iMac G3 com rodas. Desculpe, mas é verdade.

Steve Jobs exibe um iMac em 1998. Foto: usuário do Reddit: Lakailb87 (outros)

A Zoox revelou oficialmente o design do carro em um vídeo promocional de 2 de dezembro, onde seus contornos (mas poucos detalhes) são visíveis.

O carro não tem uma aparência muito aerodinâmica, mas faz sentido, já que ele foi projetado para mobilidade urbana e transporte de pessoas pelas cidades, não em estradas longas. Outra possibilidade é que ele poderia ser implantado como uma espécie de veículo de entrega de curto alcance da Amazon.

A Zoox percorreu um longo caminho desde 2013. Na época, o Jalopnik se referiu a uma imagem conceitual anterior como “conceito sem sentido”, um termo que a empresa posteriormente usou como uma abreviatura para seus modelos de desenvolvimento. Nesse ínterim, o desenvolvimento de veículos autônomos — apesar de uma enxurrada de investimentos da Alphabet, Apple, Lyft, Uber e Tesla, para citar algumas empresas — ainda não deu início a uma revolução automotiva, e o setor esfriou consideravelmente.

A Zoox pode mudar esse cenário. A Amazon já fez ​​investimentos pesados em robôs, como seus Amazon Scout e os drones Amazon Prime Air. Além disso, a gigante do varejo disse que o valor de US$ 1,2 bilhão gasto para adquirir a Zoox em junho de 2020 era uma estratégia para se tornar, a longo prazo, um sério concorrente no segmento.