Carteira do Google permitirá pagamentos por QR Code
O Brasil será um dos primeiros países no mundo a receber o recurso de pagamento por QR Code na Carteira do Google. A big tech anunciou a novidade na manhã desta terça-feira (27).
O recurso promete facilitar a vida dos usuários que possuem celulares sem NFC, e que, por esse motivo, não podiam fazer pagamentos através do app.
Segundo a empresa, a nova funcionalidade foi desenvolvida com foco em países onde o NFC está ausente na maioria dos smartphones Android. A tecnologia é fundamental para a realização de pagamentos por aproximação.
Agora, os usuários que não possuem aparelhos com NFC ganharão uma opção para realizar pagamentos usando a Carteira do Google.
Para usar, basta ter um cartão de crédito ou débito cadastrado na plataforma. Quando for necessário realizar algum pagamento em estabelecimento comercial, o aplicativo utilizará a câmera do dispositivo para realizar a leitura do QR Code exibido na máquina de cartões.
Precisa de senha?
Assim como já acontece com o Pix, dependendo do valor da transação ou das diretrizes estabelecidas pela operadora do cartão, será necessária a autenticação por senha ou biometria.
O Google também ressalta a segurança do método de pagamento. Isso porque é o recurso só funciona quando o smartphone está desbloqueado.
Além disso, ao realizar uma transação com o app, a empresa não compartilha dados reais dos usuários. A big tech emite apenas um token, um código criptografado que também pode gerar cartões virtuais temporários.
O Google afirmou que a funcionalidade não ficará disponível imediatamente. As equipes de desenvolvedores ainda levarão alguns meses para disponibilizar o pagamento via QR Code na Carteira. Mas o Brasil será uma das primeiras regiões a receberem a novidade.