Casal de pinguins machos choca ovo com sucesso nos EUA
Parece uma cena saída diretamente da série “Parks and Recreation”, mas é a vida real. Pela primeira vez, um casal de pinguins do mesmo sexo chocou um ovo com sucesso no zoológico Rosamond Gifford, em Nova York. O filhote nasceu no dia 1º de janeiro e, desde então, tem sido cuidado pelos pais adotivos Elmer e Lima.
Alguns pares de pinguins podem ser meio desastrados na hora de chocar ovos. Por conta disso, os animais do zoológico americano recebem ovos falsos para treinar suas habilidades.
Há pelo menos dois casais reprodutores no zoológico que já se mostraram grandes quebradores de ovos fertilizados. Um deles é formado por Poquita e Vente, os pais biológicos do novo filhote.
Para evitar o pior, os pesquisadores cederam o ovo de Poquita e Vente à Elmer e Lima, colocando um objeto falso no lugar. O casal de pinguins homossexual havia se unido e montado um ninho no início da temporada de reprodução. Por ter se saído bem nos testes práticos, a dupla recebeu o ovo – e o chocou com sucesso.
Os novos papais também se saíram bem aquecendo e alimentando o filhote. De acordo com os veterinários, o animal foi pesado durante o seu quinto dia e estava com 226 gramas, o que demonstrava o ótimo trabalho de Elmer e Lima. O filhote segue nos cuidados da dupla.
O conceito de família dos pinguins foge do tradicional. Há relatos de casais do mesmo sexo chocando ovos em diversas outras instituições, como Electra e Viola, fêmeas de pinguim-gentoo que vivem no aquário L’Oceanogrŕfic em Valencia, na Espanha. Há também Skipper e Ping, pinguins-rei machos do Zoológico de Berlim, e Eduardo e Rio, pinguins-de-magalhães residentes do zoológico de San Francisco, nos EUA.
O zoológico Rosamond Gifford conta com uma população de 28 pinguins de Humboldt. As aves, nativas das costas peruana e chilena, são listadas como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Desde 2005, o zoológico trabalha na recuperação da espécie, e já gerou 55 novos filhotes. Elmer e Lima são novos pais em potencial que devem continuar ajudando nessa missão.