Casal sofre prejuízo de R$ 145 mil por falha de cobrança do Uber

O que era para ser uma corrida de US$ 54 acabou se tornando uma tremenda dor de cabeça. Entenda o que causou o problema
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Um casal norte-americano viralizou nas redes sociais após passar por uma situação inusitada — e bem desagradável — na comemoração de 5 anos de casamento. Em uma viagem para a Costa Rica, uma simples corrida em carro de aplicativo acabou se tornando uma enorme dor de cabeça.

Dominique e Douglas Ordenez disseram, em seus respectivos perfis em TikTok e Twitter, que a Uber não realizou a conversão correta da moeda costarriquenha para o dólar. O resultado disso foi descoberto pouco tempo depois, quando perceberam que estavam com um saldo negativo de quase US$ 23 mil.

https://twitter.com/DOJ_111/status/1674541211938439171?s=20

“O Uber me cobrou $ 29.994 USD por uma viagem Uber na Costa Rica. Eles não converteram isso na moeda local $ 54 USD.

Uma captura de tela publicada no Twitter revela que a plataforma cobrou US$ 29.994 (R$ 145 mil), ao invés de 29.994 colones costarriquenhos, o que dá aproximadamente US$ 54. Além da falha no Uber, Ordonez criticou a instituição bancária da qual é cliente, que permitiu a cobrança. 

Aliás, este é um fato bem curioso. Normalmente, por questões de segurança, operadoras financeiras bloqueiam transações atípicas ou consideradas “incomuns”. Se este tipo de operação ocorrer foram do estado ou país em que o titular da conta reside, por exemplo, é quase certo que um bloqueio aconteça.

O Uber respondeu aproximadamente 24 horas depois da publicação do Twitter, mas de forma genérica, dizendo que uma equipe estava cuidando do caso. Já a Altura Credit Union, cooperativa de crédito da qual o casal era cliente, respondeu que não poderia fazer absolutamente nada.

A entidade informou ao casal apenas de que seria necessário aguardar um período de quatro dias para fazer a conversão correta dos valores.

Dominique ainda revelou em seu perfil do TikTok que o banco culpou o casal por não ter notificado a instituição da viagem internacional. Eles alegaram que a cobrança só aconteceu porque, sem o aviso, todos os mecanismos de segurança ficaram completamente inutilizados e não foram acionados para evitar o prejuízo. 

@dominique.xo.xo

Trying not to let this ruin the remainder of my trip, but…. Yes! @Uber charged me $29,994 for a single ride! Correct conversion should have been $54, but was charged 600% more. Contacted Uber: They replied w/ “Do not worry”, but did not provide any further assistance 😩 I cannot find a customer service number anywhere. They have ignored my messages & I have only received pre-generated messages. Yes, I contacted my financial institution @Altura Credit Union immediately. They said there is nothing they can do about it at the moment as I have to wait another 4 days for the amount to possibly convert to the correct amount. Cannot believe they allowed a payment of this amount to process. Failed security measures & negligence. So now I am on a trip out of the county with no way to access my funds 🙃 Pray for me 🙏🏽 Just trying to enjoy my vacation 🌴 #emotionaldamage#horrorstory#uberscam#uber#fyp#viral#travelhorrorstory#wtf#traveltiktok

♬ Song Oh no oh no oh no no no – Hip Hop

Após quase uma semana, o valor foi finalmente corrigido e o casal teve seu dinheiro de volta. Depois da resolução do problema, a Altura Credit Union enviou um e-mail pedindo desculpas pelo acontecimento.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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