Celular da Motorola vira relógio de pulso e não precisa de tripé para fotos
Os celulares dobráveis no formato de flip e livro se popularizaram nos últimos anos. Enquanto isso, a Motorola pensa em outras possibilidades, como um smartphone com corpo e tela tão flexíveis que permite usá-la no pulso, como um relógio.
O conceito veio a público durante o evento Lenovo Tech World 2023. Em um vídeo, a empresa mostra um celular em formato de barra capaz de ser quase livremente dobrado. Sem se limitar às dobradiças do Motorola Razr 40 e do Galaxy Z Fold 5, por exemplo.
Em vez disso, a parte traseira do smartphone é maleável e, aparentemente, de tecido. Assim, o usuário consegue dobrar a tela para trás, deixando-a com 4,6 polegadas. Ou esticá-lo, mantendo o telefone reto, o display fica com 6,9 polegadas.
Celular flexível pode ser usado no pulso
O uso no pulso é o principal diferencial. Em um vídeo, a Motorola apresenta uma pulseira para acoplar o telefone no braço. Ao realizar esse procedimento, o smartphone começa a exibir um relógio analógico, dando destaque às horas.
Demais usos são previstos pela fabricante. No mesmo vídeo, o protótipo é dobrado para ficar de pé sem precisar de um suporte. Outro exemplo demonstra o celular curvado para usar a câmera frontal à distância, também sem depender de um tripé.
Por se tratar de um conceito, não há muitos detalhes sobre a ficha técnica. Mas a Motorola ressalta que o smartphone tem tela pOLED com resolução Full HD+.
Confira no vídeo a seguir:
Motorola explora novos usos para a inteligência artificial
Este não é o único conceito revelado durante o evento. A Motorola também antecipou recursos de inteligência artificial (IA) para seus celulares. É o caso de uma ferramenta que cria papeis de parede para o celular a partir de imagens.
Com foco em computadores e celulares, a Lenovo, dona da Motorola, está desenvolvendo o assistente pessoal MotoAI. A lista de conceitos apresentados fica completa com os modelos para resumir textos, otimizar o scanner de documentos com a câmera do celular e para ocultar dados pessoais de capturas de tela.
Assim como o celular flexível, não há previsão de lançamento desses recursos.