_Tecnologia

“Celular seguro” da Apple está chegando aos iPhones no iOS 17.3

Recurso de Proteção de Dispositivo Roubado tem lançamento previsto para o início de 2024

iPhone 16 preço

O iOS 17.3 deve chegar em breve ao iPhone, com novidades bastante aguardadas pelos usuários. Um dos recursos liberados na atualização será a Proteção de Dispositivo Roubado, que funciona de forma parecida com o sistema Celular Seguro, do governo brasileiro. Além disso, dá para esperar melhorias de segurança e no Apple Music.

A principal novidade do iOS 17.3 é a Proteção de Dispositivo Roubado, que está em testes beta desde o final de dezembro do ano passado. Ela funciona como um último recurso em casa de roubo ou furto do iPhone.

Quando ativada, a proteção passa a exigir autenticação por Face ID ou Touch ID para realizar ações que envolvam dados sensíveis, como visualizar senhas, apagar fotos e vídeos, desabilitar o Buscar iPhone, entre outras.

iOS 17.3 terá camada extra para proteger iPhones roubados (Imagem: Reprodução/The Verge)

Vale mencionar também que certas ações vão exigir autenticação dupla, se o usuário estiver em uma localização que não costuma visitar com frequência. Para desativar o Buscar iPhone fora de casa ou do trabalho, por exemplo, o sistema vai pedir para analisar a biometria no momento da mudança e uma hora depois.

A Proteção de Dispositivo Roubado é uma barreira adicional para proteger dados sensíveis no celular. Em conjunto com o app Celular Seguro, lançado pelo governo brasileiro em dezembro de 2023, o iPhone roubado pode ficar quase inutilizável, se ambos os recursos estiverem configurados.

iOS 17.3 terá novidades no Apple Music e mais

Além da liberação da Proteção de Dispositivo Roubado, o iOS 17.3 tem planos de introduzir o recurso de Playlists Colaborativas no Apple Music. Com isso, usuários do aplicativo poderão adicionar, mover e remover músicas em playlists criadas com amigos.

Essa função ia chegar no iOS 17.2, no ano passado, mas a Apple adiou o lançamento para 2024. Por enquanto, não é certo do recurso ser adicionado, mas ele está em fase de testes há mais de quatro meses.

Por fim, para incrementar a atualização, a Apple deve incluir ajustes importantes de segurança. Ainda não há data exata para o lançamento da versão final do iOS 17.3.

Sair da versão mobile