A Samsung anunciou os novos recursos de IA (Inteligência Artificial) que chegarão nos seus próximos celulares. Na última quarta-feira (8), a empresa detalhou a IA Galaxy, uma plataforma que terá um tradutor de ligações em tempo real e outros recursos aos dispositivos da marca. O Galaxy S24, por exemplo, também deve trazer uma IA generativa própria em 2024.
A experiência focada em dispositivos móveis tende a elevar o potencial dos smartphones e tablets com o selo Galaxy. Segundo a Samsung, o pacote vai utilizar tanto os recursos do dispositivo quanto o processamento na nuvem. Dessa forma, os usuários terão acesso a ferramentas inteligentes com privacidade e segurança.
É o caso do AI Live Translate Call, que vai traduzir as chamadas em tempo real. O grande diferencial é que, com o recurso nativo, o usuário não dependerá de aplicativos de terceiros. Nessa linha, a Samsung promete que “as conversas privadas nunca sairão do seu smartphone”, independente do cenário.
Outros recursos entrarão no pacote futuramente. A Samsung, porém, não listou as demais novidades no comunicado à imprensa. Mas a data de lançamento está confirmada: o IA Galaxy chegará aos usuários no início do ano que vem – ou seja, possivelmente com a estreia do Galaxy S24, S24+ e S24 Ultra.
Samsung apresenta IA generativa própria
A Samsung também estreou um modelo de IA generativa nesta quarta-feira (8). Conhecida como Gauss, em homenagem ao matemático alemão Carl Friedrich Gauss, a ferramenta se concentra em três modalidades.
Comecemos pelo Gauss Language: o modelo de linguagem é capaz de gerar textos na nuvem e no próprio dispositivo. Ele é similar ao que já conhecemos com o ChatGPT e outros recursos inteligentes, como o Bing Chat e o Google Bard.
O Gauss Image ajudará a criar imagens ou editar fotos já existentes. Já o Gauss Code foca na produção de códigos, auxiliando desenvolvedores.
A Samsung afirmou apenas que pretende “instalar gradualmente” as ferramentas “em vários produtos”. A empresas também não listou os idiomas compatíveis com o Gauss.
Mesmo assim, não se descarta a presença do recurso no futuro Galaxy S24.
Apple corre atrás do tempo perdido
O ano de 2023 é, de fato, o ano da inteligência artificial generativa. Depois dos avanços da OpenAI com o sucesso do ChatGPT, empresas como Microsoft, Google, Qualcomm, MediaTek e Samsung apresentaram suas próprias soluções nessa área. A Apple, no entanto, só deve entrar nesse barco em 2024.
É o que conta Mark Gurman, da Bloomberg. Com base em informações de bastidores, o jornalista expôs em outubro que apenas a próxima versão do iOS vai trazer os modelos generativos. Ou seja, apenas no segundo semestre de 2024.
A expectativa é de que a inovação seja implementada na Siri, a assistente virtual da Apple. O app Mensagens, que abriga o iMessage, também deve ser beneficiado.