Conheça os 6 novos recursos do ChatGPT liberados nesta semana

Novos recursos serão incorporados ao ChatGPT, como atalhos de teclado e exemplos de comandos para começar o bate-papo
ChatGPT terá versão paga; entenda
Logo do ChatGPT, o bot ultrarresponsivo da OpenAI. Imagem: OpenAI/Divulgação

Nesta semana, novos recursos e atalhos chegaram ao ChatGPT. Na rede social X (antigo Twitter), a conta oficial da OpenAI, empresa focada em inteligência artificial (IA) que gerencia o chatbot inteligente, anunciou as mudanças.

Confira abaixo a série de novas funcionalidades liberadas no aplicativo.

1. Exemplos de comandos

Agora, os usuários contam com exemplos de comandos (ou prompts) na página inicial do ChatGPT. As frases prontas buscam ajudar a inspirar as pessoas no início de um bate-papo com a IA. “Uma página em branco pode ser intimidadora”, diz a descrição da OpenAI.

2. Sugestões de respostas

Outra novidade são as sugestões de respostas. Elas serão exibidas acima da caixa de digitação do ChatGPT; basta clicar em uma delas para submeter ao chatbot. O objetivo desse recurso dinâmico é enriquecer os diálogos, oferecendo opções de resposta pertinentes, promovendo trocas mais significativas e interativas, segundo a companhia.

3. GPT-4 vira modelo padrão

Para os assinantes do ChatGPT Plus, agora, o aplicativo avisa quais versões da plataforma foram usadas anteriormente. A partir de agora, a versão padrão é o ChatGPT-4, e não a 3.5. O ChatGPT-4 foi lançado em março com suporte para mais mídias, como imagens, músicas e até vídeos, mas ele somente pode ser acessado por usuários com assinatura plus, por enquanto. Essa versão também permite enviar até 50 mensagens a cada três horas.

4. Code Interpreter permite upload de vários arquivos

Se você utiliza o Code Interpreter, recurso do ChatGPT Plus que permite escrever códigos, executar cálculos complexos e gerar gráficos, saiba que é possível fazer o upload de múltiplos arquivos para análise com apenas um clique, e não mais um por um. A ferramenta ainda está na versão beta, e deve ser ganhar mais melhorias em breve. Com a mudança, o Code Interpreter pode receber até dez arquivos de uma vez.

5. Duração de login estendida

A OpenAI redefiniu as experiências de login, eliminando a política anterior de logout a cada duas semanas. Agora, os usuários podem permanecer conectados por mais tempo, com uma experiência ininterrupta.

6. Atalhos de teclado

A atualização também traz atalhos de teclado para facilitar a execução de atividades repetitivas no aplicativo. Podem ser usados atalhos como ⌘ (Ctrl) + Shift + C para copiar um bloco de código, e ⌘ (Ctrl) + / para conferir a lista completa de atalhos.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas