_Eletrônicos

CEO da Epic Games sugere a volta do Fortnite ao iOS; confira

Game foi banido da App Store em 2020 e, desde então, Apple e Epic Games travam intensa batalha judicial

Fortnite

Imagem: Epic Games/Reprodução

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, sugeriu que Fortnite pode retornar ao iOS neste ano. O game foi banido da App Store em 2020 por violar diretrizes da plataforma da Apple. Em um post no Twitter, o chefão da empresa escreveu: “Ano que vem no iOS!”, seguido de uma outra publicação de um personagem do game observando fogos de artifício.

A partir do iOS 17, a Apple planeja permitir lojas de aplicativos terceiros que entrem em conformidade com uma regulamentação recém-aprovada pela União Europeia. Com isso, o game poderia voltar ao iOS através de lojas alternativas.

Fortnite foi removido da loja de aplicativos da Apple por burlar o sistema de pagamentos obrigatório da Apple, no qual os desenvolvedores são obrigados a pagar uma taxa para a gigante da tecnologia em compras ou serviços oferecidos dentro da plataforma.

Depois do banimento, a Epic Games entrou com um processo judicial contra a Apple por considerar a prática abusiva e anticompetitiva. Aliás, Sweeney chegou a afirmar que a App Store era um “desserviço para os desenvolvedores”.

É impossível baixar o game diretamente na App Store, mas é possível jogar Fortnite em iPhones e iPads graças ao Xbox Cloud Gaming, da Microsoft. O serviço permite que os jogadores joguem games de console em qualquer dispositivo com acesso à internet. Como o jogo da Epic Games é gratuito, os usuários não precisam assinar o serviço para poder jogar.

Outras empresas também demonstram descontentamento com as regras da Apple. Recentemente, o Mercado Livre foi à justiça no Brasil e no México contra o sistema de pagamentos imposto pela gigante de Cupertino. Uma das principais acusações é que a Apple dificulta a atividade dos desenvolvedores ao não permitir sistemas de pagamento de terceiros.

Sair da versão mobile