A AMD há muito já se consolidou como a grande concorrente da linha Intel Core com suas CPUs Ryzen. E, durante seu painel de apresentação na CES 22 desta terça-feira (4), a empresa anunciou alguns de seu novos lançamentos para este ano.

Ryzen 7 5800X3D

Com previsão de lançamento para o segundo trimestre, a AMD afirma que a Ryzen 7 5800X3D será ótima para jogos e oferecerá um “desempenho extremo”, com o auxílio do V-Cache 3D, anunciado em junho do ano passado. Os novos processadores chegarão otimizados para tecnologias como PCIe 5.0 e memórias DDR5, além de funcionarem em uma nova plataforma da empresa, a AM5.

Ryzen 6000

AMD também anunciou que está introduzindo para notebooks suas CPUs série Ryzen 6000, construídas em um processo Zen3+ de 6 nm, e ostentam uma atualização significativa: gráficos RDNA 2. Os novos processadores Ryzen 6000 da AMD alcançam clocks altíssimos, de até 5 GHz, e prometem autonomia de bateria para um dia inteiro de uso.

Assine a newsletter do Gizmodo

Zen4

Entre os anúncios está a plataforma a Zen4. Após rumores, foi confirmado que a plataforma será baseada na litografia de 5 nm, e funcionará com o novo soquete AM5 Land Grid Array (LGA), dispensando o uso de pinos para encaixe.

Segundo a AMD, a Zen4 tem data de lançamento para o segundo semestre de 2022. Até lá, a empresa deve dar mais detalhes sobre os novos modelos.

Diferente de notebooks, que dependem de estarem conectados a alimentação externa para operar com o máximo de suas capacidades, o foco dos modelos equipados com os novos chips é entregar esse mesmo desempenho com boa autonomia de bateria, favorecendo a mobilidade. As primeiras máquinas equipadas com o componente chegam ainda no primeiro semestre de 2022.