_Tecnologia

CES 2024: chinesa AYANEO lança videogame portátil com SteamOS

Por enquanto, sabe-se que o portátil tem painel de 7 polegadas, resolução de 800p e bateria de 47 Wh

CES 2024: chinesa AYANEO lança videogame portátil com SteamOS

A marca chinesa AYANEO anunciou seu novo console portátil, o “NEXT LITE”, durante a CES 2024 — uma das principais feiras do mercado de tecnologia no mundo. Trata-se de uma versão mais barata do AYANEO NEXT, concorrente direto de produtos como ROG Ally e Legion GO.

De acordo com a empresa, o produto é voltado para um público que busca por alternativas portáteis com preços mais acessíveis no mercado. Atualmente, a maioria das opções presentes nas principais varejistas do planeta possuem preços bem elevados.

O NEXT LITE tem painel de 7 polegadas, resolução de 800p e bateria de 47 Wh. No entanto, a empresa não divulgou nenhuma informação sobre as especificações de hardware, que devem ser inferiores em comparação a versão mais cara. 

[O console] integra excelente custo-benefício, reduzindo a barreira de entrada e popularizando ainda mais vários recursos essenciais, oferecendo uma experiência atualizada para mais jogadores e lhes permitindo aproveitar diversão ilimitada e a conveniência dos dispositivos portáteis de jogos

Concorrência em consoles portáteis

A empresa deve comercializar o AYANEO NEXT LITE  em um faixa de preço abaixo dos US$ 400. A ideia é que ele concorra com a versão mais acessível do Steam Deck, e com preço bem abaixo dos US$ 1.315 do Ayaneo Next.

Um dos pontos que mais chamaram a atenção no produto foi o sistema operacional. O dispositivo vem de fábrica o SteamOS, o mesmo do Steam Deck — portátil lançado pela Valve em 2022. Isso acontece porque o software tem código aberto, portanto, qualquer fabricante pode utilizá-lo.

O novo console é a nova aposta da empresa chinesa para continuar entre as principais fabricantes de portáteis do planeta. Além disso, este é o primeiro no mundo a contar com o sistema da Valve (sem ser o Steam Deck), iniciando uma onda de videogames portáteis com o software da empresa. 

Sair da versão mobile