Tecnologia

Chamada de voz do X expõe IP de todos por padrão; saiba desativar

Disponível para todos os usuários, chamada de voz precisa ser desabilitado manualmente nas configurações de privacidade
Imagem: Twitter/Reprodução

A nova função de chamadas de voz do X (antigo Twitter) ficou disponível para todos os perfis, incluindo não assinantes do plano Premium. Porém, com a liberação do recuso, um problema de privacidade surgiu: o endereço de IP de todos os usuários da rede social se tornou uma informação pública por padrão.

O endereço de IP indica a localização do dispositivo conectado à internet. É por meio dele que recebemos mensagens e acessamos páginas na web. Apesar de não ser um dado muito sensível, usuários maliciosos podem utilizá-lo para rastrear a atividade online de um usuário específico e até descobrir onde a pessoa está conectada.

No caso do recurso de chamadas de voz do X, por padrão, as ligações utilizam arquitetura ponto a ponto (peer-to-peer, ou P2P). Isso significa que as duas pessoas precisam compartilhar o endereço de IP para estabelecer uma conexão direta entre elas.

O mesmo acontece na maioria dos aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram, Messenger e FaceTime para melhorar a qualidade das chamadas, segundo o TechCrunch. Como mencionamos, ter o endereço de IP visível não é configura um risco, mas é importante informar os usuários sobre os potenciais problemas de privacidade — coisa que o X não faz.

A função de chamadas de áudio funciona por padrão no aplicativo do X para celulares Android e iPhone (iOS) – ou seja, qualquer usuário pode ligar para outro e ver o endereço de IP. As pessoas que desejam manter a informação privada devem alterar as configurações de privacidade manualmente, como mostramos logo abaixo.

Como desativar as chamadas de voz do X

Para desativar as chamadas de voz e vídeo do X ou somente esconder o endereço de IP, siga os passos listados a seguir:

  1. Acesse o aplicativo do X no celular. A função de chamadas de voz não está disponível na versão para navegadores web;
  2. No menu lateral, acesse as “Configurações e suporte”;
  3. Toque em “Configurações e privacidade”;
  4. Acesse “Privacidade e segurança”
  5. Vá em “Mensagens diretas”;
  6. Se quiser desativar por completo o recurso, desmarque a opção “Habilitar chamadas de áudio e vídeo”. Caso queira somente esconder o IP, marque a opção “Privacidade de chamada aprimorada”.
Configurações de privacidade das chamadas de voz do X

Chamadas de voz do X precisam ser desativadas manualmente (Imagem: Murilo Tunholi/Giz Brasil)

Na página de suporte da rede social, o X não explica como lida com os endereços de IP dos usuários. Também não há informações sobre possível uso de criptografia ponta a ponta nas mensagens — recurso que o bilionário Elon Musk prometeu incluir na plataforma ainda em 2022, logo após concluir a compra do Twitter.

No WhatsApp, por exemplo, as conversas são criptografadas, fazendo com que somente os dois participantes tenham acesso às mensagens.

Devido à falta de informações claras sobre os riscos de privacidade no X, recomenda-se manter o endereço de IP oculto em chamadas de áudio e vídeo. Vale lembrar que o recurso começou ficar disponível em outubro do ano passado, somente para usuários Premium.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas