_Tecnologia

Chamadas de spam abusivas caem 41% em 2023, diz Anatel

Isso significa uma diminuição na casa das 88 bilhões de chamadas curtas - com menos de 3 segundos de duração

Imagem: Unsplash/Rprodução

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revelou que o volume das ligações abusivas automatizadas diminuiu no período de maio de 2022 e julho de 2023.

O órgão registrou uma queda de 41% no volume de chamadas de spam. Isso significa uma diminuição na casa das 88 bilhões de chamadas curtas — com menos de 3 segundos de duração. Em média, cada brasileiro deixou de receber 415 chamadas neste período.

As chamadas” robocalls” já representam metade de todas as ligações que acontecem no país, e representam um enorme transtorno. Mesmo com a adoção de uma série de práticas para bloquear os números que ligam insistentemente, novas chamadas de remetentes desconhecidos surgem diariamente tirando a paz dos brasileiros.

Embora a Anatel esteja registrando resultados positivos, a intenção seguir adotando medidas inovadoras para continuar combatendo a prática. Segundo as informações divulgadas, desde maio do ano passado, 582 empresas foram bloqueadas por violar as regras da agência.

Além disso, 2.778 números passaram a utilizar o prefixo 0303, que se tornou obrigatório para empresas de telemarketing em 2021.

Existem planos para a implementação do sistema conhecido como STIR/SHAKEN, que, na prática, é uma evolução do sistema de identificação de chamadas, e oferece informações mais detalhadas sobre a origem de ligações realizadas por organizações privadas. 

“Trata-se de uma solução na qual as chamadas serão apresentadas aos consumidores com o número do discador e, também, com a sua identificação, nome e logomarca, bem como o motivo da ligação e selo que atesta o originador da chamada”

A previsão inicial para a implementação do sistema de identificação é entre o final de 2023 e início de 2024.

Sair da versão mobile