ChatGPT: conheça o robô que viralizou por responder (quase) todas perguntas
O ChatGPT é uma novidade empolgante para quem gosta de jogar conversa fora na internet. Ainda em fase de testes, o robô está disponível há menos de uma semana e já respondeu sobre diversos assuntos para mais de 1 milhão de usuários.
O robô funciona como um buscador, com respostas rápidas e detalhadas, sem necessidade de acessar nenhum link. Ele faz contas, músicas, poemas, dá conselhos e sabe escrever código em linguagens de programação. A inteligência artificial pertence à startup OpenAI, da qual Elon Musk é cofundador.
Algumas pessoas acreditam que o protótipo pode substituir o Google no futuro. Inclusive um dos criadores do Gmail, Paul Buchheit. “O Google pode estar a apenas um ou dois anos de uma disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte do dinheiro”, escreveu no Twitter.
Apesar de parecer promissor, o robô da internet ainda possui algumas limitações. Ele, aliás, é capaz de reconhecer seus próprios erros. A alta procura também fez com que o site passasse por algumas instabilidades desde a última terça-feira (6).
Treinado por inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning), a tecnologia se aprimora conforme as interações com humanos. A ideia é replicar o pensamento de uma pessoa, utilizando textos publicados na internet até 2021.
Para interagir com o ChatGPT, basta se cadastrar no site.