O Spotify finalmente permite que você bloqueie outros usuários, impedido que eles vejam sua atividade. Antes, quem quisesse barrar alguém de espionar seus gostos musicais tinha que entrar em contato com o atendimento ao cliente, ou denunciar o usuário. Agora, tudo o que você precisa fazer é tocar em um botão.

Para fazer isso basta abrir o Spotify e, na sequência, clicar em Mais Configurações — os três pontinhos na versão desktop do app, ao lado do nome do usuário. Em seguida, selecione Bloquear.

O passo a passo vale tanto para iOS e quanto no Android. Há uma opção de desbloqueio caso as coisas mudarem — e você desejar que o usuário bloqueado volte a poder ver suas atividades.

Uma vez bloqueada, o usuário não poderá ver o que você está escutando, acessar sua página de perfil ou qualquer lista de reprodução que você tenha tornado pública. O novo recurso de bloqueio começará a ser lançado para os usuários esta semana.

O Spotify há muito tempo incentiva a colaboração de listas de reprodução com outros usuários, e até oferece integração com perfis do Facebook. Mas faltavam recursos de privacidade necessários que fazem os usuários se sentirem seguros e no controle de suas atividades de escuta.

A maioria das redes sociais contam com um recurso de bloqueio desde seu lançamento. O Spotify nem pensou em incluí-lo — até uma investigação sobre como os abusadores usam a plataforma para intimidar e intimidar suas vítimas estourarem 2018.

Na época, um representante da empresa disse que o Spotify não tinha “planos para criar um recurso de bloqueio”, embora tenha, posteriormente, feito uma atualização em seus painéis de mensagens admitindo que o recurso era uma “boa ideia”.

Assine a newsletter do Gizmodo

Se o Spotify quer ser a plataforma de entretenimento para música, podcasts e quem sabe o que mais, ele precisa de técnicas de moderação melhores e mais robustas. Do jeito que está, o Spotify não tem a interface mais intuitiva e suas ferramentas de curadoria podem ser um pouco difundidas. Por exemplo, embora eu possa impedir que um artista apareça nas listas de reprodução no aplicativo Android, a opção não aparece no aplicativo Windows.

Devemos nos sentir livres para tocar o que queremos sem uma explosão do passado ou alguém indesejável espionando nossa atividade. A ferramenta de bloqueio do Spotify está muito atrasada, mas estamos felizes por ela finalmente ter chegado.