Chefe do Threads explica por que a busca não é cronológica

Threads libera busca por publicações em todo o mundo, incluindo no Brasil, mas os resultados não são exibidos em ordem cronológica
Imagem: Meta/Divulgação

Recentemente, o Threads liberou a busca por publicações no Brasil e em outros países. A novidade, no entanto, chamou a atenção por não apresentar os resultados em ordem cronológica, diferentemente do X (ex-Twitter). Mas Adam Mosseri, chefe da rede social da Meta, tem uma explicação.

O detalhamento partiu de uma pergunta enviada ao executivo, segundo o Neowin. Pela rede social, Mosseri explicou que a apresentação dos resultados seguindo uma linha do tempo pode ser uma oportunidade para que abusem da plataforma.

“Essa é uma oportunidade de abuso para maus atores, spammers e afins. Então, se algo acontecer no mundo, eles podem atacar a página de resultados de pesquisa adicionando a palavra certa aos links de spam ou qualquer outra coisa”, afirmou.

Por isso, Mosseri aponta que é preciso “assumir esse risco”, classificar os resultados de maneira “puramente” cronológica ou mostrá-los em ordem cronológica, mas não incluir todas as postagens.

No último caso, nas palavras do executivo, isso poderia levar a acusações de censura. “Não é tão simples como as pessoas gostam de fazer parecer, mas estamos definitivamente explorando todas as opções”, concluiu.

Busca cronológica facilitaria a busca do Threads

De fato, isso acontece no próprio X antes mesmo de Elon Musk adquirir a rede social. Por outro lado, isto não impede a Meta de pensar em outras soluções para filtrar spam na rede. Especialmente porque os resultados cronológicos ajudam a encontrar assuntos quentes no momento.

Por exemplo, se você está preso no trânsito da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ): no geral, procurar sobre o bairro no X na aba “Mais recentes” ajuda a encontrar o motivo do engarrafamento. Assim, é possível determinar se mantém a rota ou se é preciso buscar um caminho alternativo para escapar do trânsito.

A ferramenta também é útil na busca por mais detalhes sobre acontecimentos. Durante um jogo de futebol, os torcedores podem encontrar mais informações recentes sobre a partida ou até os melhores memes sobre o evento em si.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas