Quem acompanha o Gizmodo, vai lembrar que na recente San Diego Comic-Con 2022, noticiamos que a Marvel oficializou o longa dos “Thunderbolts”, equipe dos quadrinhos formada por vilões e anti-heróis.
Pois bem, o filme tem estreia marcada para 26 de julho de 2024, e será parte da Fase 5, a de fechamento. Ainda não foram confirmados os integrantes do projeto.
Ainda durante a Comic-Con, Kevin Feige, o Presidente da Marvel Studios, confirmou que a equipe também será formada por vilões inéditos, que ainda não foram apresentados ao MCU.
Além disso, a missão dos personagens deve ser para algo supostamente nobre, porque em comunicado oficial da Disney os Thunderbolts foram descritos como “um empolgante novo grupo de heróis”.
Just announced in Hall H:
Marvel Studios' Thunderbolts, in theaters July 26, 2024. #SDCC2022 pic.twitter.com/RbeUukAbdj
— Marvel Studios (@MarvelStudios) July 24, 2022
Quem são os “Thunderbolts”?
Nos quadrinhos, os “Thunderbolts” surgiram na década de 1990, sendo um grupo composto por vilões da Marvel. Barão Zemo, cansado de ser derrotado pelos “Vingadores”, decide reunir outros integrantes do grupo vilanesco Mestres do Terror, lhes dando novas identidades “heróicas” para que eles continuassem sua vida no crime, ainda que de forma discreta.
Introduzida no quadrinho “O Incrível Hulk #449” (1997) a equipe de heróis parecia ser a esperança de um mundo em que os “Vingadores” e o “Quarteto Fantástico” estavam ausentes. Prometiam “Justiça… Como um raio!” e não tinham conexões com o governo, nem se consideravam heróis. Como bem disse o Cidadão V, o líder dos Thunderbolts, eram meros “voluntários”.
O grupo liderado pelo Barão Zemo que, junto com os vilões, pretendia se vingar do Capitão América. Entretanto, antes que os “Thunderbolts” pudessem alcançar o herói, ocorreu a saga Massacre. Para derrotar o poderoso vilão, a equipe dos Vingadores e também todo o Quarteto Fantástico se sacrificou.
Agora, em uma terra sem heróis, Zemo viu a oportunidade perfeita para colocar um plano de poder em prática. Assim, para conquistar a opinião pública, os Mestres do Terror passaram a se comportar como heróis e assumiram uma nova identidade, os “Thunderbolts”.
Para liderar o grupo, que seria um substituto perfeito para os Vingadores, o Barão Zemo cria um alter-ego “heroico”, passando a se chamar Cidadão V.
Inicialmente, o plano de Zemo é um sucesso e os “Thunderbolts” são aplaudidos mundialmente e conquistam o coração de Helen Takahama, que se junta à equipe como a heroína Choque.
Entretanto, não demora muito para a máscara cair e, logo, Helen Takahama e o mundo descobrem a verdade por trás do grupo, que acaba sendo desfeito.
A formação dos “Thunderbolts”
O grupo foi formado por supervilões que se passam por heróis, e em determinadas encarnações realmente chegam a fazer o bem. Além de Zemo, o grupo teve participações do Homem-Absorvente, Ossos Cruzados, Mercenário, Fantasma, Venom, Espadachim, Homem-Radioativo, Treinador, Batroc, Serpente da Lua e alguns super-heróis de motivação ambivalente, como Viúva Negra, Soldado Invernal, Gavião Arqueiro, Luke Cage, Cavaleiro da Lua, Justiceiro, Motoqueiro Fantasma, Elektra, Deadpool e membros dos Inumanos –entre muitos outros. A grande maioria desses personagens já apareceu em live-action no MCU.
O filme dos “Thunderbolts”
A chegada da equipe ao MCU foi indicada no filme solo da Viúva Negra, que mostrou Condessa Valentina Allegra de Fontaine recrutando personagens como John Walker, o Agente Americano.
7O enredo de “Thunderbolts” ainda está sob sigilo. Sabe-se que o filme girará em torno de um grupo de supervilões enviados em missões encomendadas pelo governo, mas não há tantos detalhes de como essa trama se desenrolará e tampouco sobre quais personagens farão parte.
O filme deve mostrar a equipe como um tipo de “Esquadrão Suicida”, que faz missões secretas para o governo. Segundo o Deadline, a Marvel já teria entrado em contato com alguns intérpretes dos personagens que fazem parte do MCU para garantir que estejam disponíveis para reprisar seus papéis na produção.
Com isso, acredita-se que nos cinemas o grupo do “Thunderbolts” seja o que está sendo reunido pela Condessa Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfuss), que já recrutou a nova Viúva Negra (Florence Pugh) e o Agente Americano (Wyatt Russell) no filme “Viúva Negra” e na série “Falcão e o Soldado Invernal”.
Além deles, o comportamento de Sharon Carter (Emily VanCamp) em “Falcão e o Soldado Invernal” também pode indicar uma candidata, sem o próprio Zemo (Daniel Brühl), visto na mesma série. Outros nomes incluem o Treinador (Olga Kurylenko), Fantasma (Hannah John-Kamen), Abominação (Tim Roth) e até o Soldado Invernal (Sebastian Stan).
O filme já tem roteiro, que foi assinado por Eric Pearson, roteirista de “Viúva Negra”, e será dirigido por Jake Schreier, de “Frank e o Robô” (2012), “Cidades de Papel” (2015) e clipes musicais de Benny Blanco, Justin Bieber e Chance the Rapper.