Chernobyl americano? Acidente de trem causa desastre ambiental nos EUA

Pessoas especulam que crise dos OVNIs sobre os EUA seja uma tentativa de abafar o desastre gerado por trem descarrilhado. Veja o vídeo
Chernobyl americano? Acidente de trem causa desastre ambiental nos EUA
Imagem: Twitter/Reprodução

No último dia 3 de fevereiro, um trem descarrilou perto da divisa entre os estados de Ohio e Pensilvânia, nos EUA, provocando um incêndio e liberando uma enorme coluna de fumaça tóxica no ar. O acidente está sendo apelidado de “Chernobyl americano” e vem gerando uma série de teorias conspiratórias nas redes sociais sobre a sua real gravidade.

A composição com 150 vagões saiu do seu trilho e causou o vazamento do cloreto de vinila, um produto químico usado na fabricação do plástico PVC. Cerca de 50 vagões descarrilharam, sendo que 20 deles transportavam a substância.

O produto é altamente inflamável e cancerígeno, podendo gerar sérios danos ao pulmão se for inalado. Diante da emergência, mais de 2 mil pessoas da pequena cidade de East Palestine, em Ohio, tiveram que deixar suas casas às pressas.

Para controlar as chamas e evitar uma grande explosão, o material foi liberado no ar por meio de uma queima controlada. No vídeo abaixo, é possível ver a grande bola de fogo gerada pela detonação:

Norfolk Southern

As chamas foram contidas apenas cinco dias após o acidente. Em nota, a Norfolk Southern, empresa responsável pelo trem, afirmou que está trabalhando com autoridades para amenizar os danos ambientais. Além disso, uma nova infraestrutura foi implantada no local para retomar o uso das linhas principais da ferrovia.

Já a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos afirma que está fazendo o contínuo monitoramento do ar no local. Na última terça-feira (14), não foram detectadas substâncias perigosas na atmosfera.

Ao mesmo tempo, a agência está analisando amostras do rio Ohio, que abastece cerca de 5 milhões de pessoas. O rio ajuda a determinar o impacto que o derramamento da substância teve nas águas superficiais e subterrâneas. Além disso, está sendo feito monitoramento da água potável e de alimentos, mas, até o momento, não foram identificados contaminantes.

A evacuação da cidade já foi suspensa, mas casas, jardins e pátios de escolas ainda estão sendo inspecionadas. Porém, muitas pessoas ainda temem voltar para suas casas.

Os residentes dos estados de Ohio e Pensilvânia também estão entrando com uma ação federal com o objetivo de forçar a empresa a pagar por exames médicos. Elas também querem o monitoramento da saúde de pessoas em um raio de cerca de 50 quilômetros do acidente.

Por sua vez, o Greenpeace cobra do governo do presidente Joe Biden uma nova regulamentação que evite esse tipo de acidente, o qual o classificou como um “trem-bomba”. Segundo a organização de defesa do meio ambiente, sistemas de frenagem eletrônica e equipes maiores reduziram os riscos de transporte de produtos químicos perigosos, evitando potenciais consequências devastadoras para pessoas e a natureza.

Até o momento, não houve relatos de feridos ou mortos por conta do descarrilamento.

O acidente de trem e a crise dos OVNIs

Na internet, estão surgindo inúmeras teorias conspiratórias que afirmam que o acidente com o trem foi mais grave do que as autoridades estão realmente informando.

Há notícias de pessoas de cidades vizinhas que dizem ter sentido um forte cheiro de cloro no ar, além da descoberta de uma série de animais mortos, o que inclui peixes, galinhas e gado. Existem relatos de animais mortos a até 160 quilômetros do local do acidente, conforme reportou o jornalista Stew Peters:

Por outro lado, o jornal New York Times noticiou que um repórter, que cobria o acidente, foi preso com a alegação de que ele estava falando muito alto enquanto o governador de Ohio falava durante uma coletiva de imprensa. O vídeo do momento da prisão foi compartilhado no YouTube:

Além disso, há especulações de que a atual crise do balão chinês sobre solo americano no início do mês, bem como o abatimento de três OVNIs no último fim de semana, estão sendo usados como uma maneira de desviar a atenção pública e abafar a gravidade do acidente de trem em Ohio.

Pessoas também estão criticando o silêncio do governo americano sobre os incidentes das últimas semanas, além de questionar o motivo de a China arriscar uma crise diplomática ao enviar balões para os EUA, sendo que eles possuem satélites espiões. Quanto aos OVNIs, pesam também a falta de informações e, principalmente, de imagens dos objetos captados pelos caças que os derrubaram.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas