“Chicago PD” em momento crítico: protagonista sai e sequência ameaçada na NBC
“Chicago PD”, um dos seriados policiais mais queridos dos fãs do gênero, passa por momentos de incerteza.
Para começar, o ator Jesse Lee Soffer está entregando seu distintivo e a 10ª temporada será a última dele na série. Segundo informações da Variety, o astro anunciou sua saída da produção após interpretar o Detetive Jay Halstead durante 187 episódios. Ou seja, desde a estreia da série da NBC em 2014.
“Quero agradecer aos fãs incríveis por seu apoio inabalável durante os últimos 10 anos e quero expressar minha mais profunda gratidão a Dick Wolf e a todos da Wolf Entertainment, Peter Jankowski, Matt Olmstead, Derek Haas, Michael Brandt, Rick Eid, Gwen Sigan, a NBC, Universal Television, meus colegas de elenco e nossa incrível equipe”, disse o ator em comunicado enviado à Variety na segunda-feira (29).
“Criar esse drama de hora em hora, semana após semana, foi um trabalho de amor por todos que tocam no programa. Sempre terei orgulho do meu tempo como Det. Jay Halstead”, completou o astro. De acordo com a Variety, Jesse Lee Soffer partirá em algum momento no outono, que acontece entre setembro e novembro nos Estados Unidos.
“Chicago PD” acompanha o departamento de polícia da cidade que dá nome à série. É dividido em dois grupos: os policiais uniformizados e a unidade de inteligência. Na trama, o Detetive Jay Halstead (Lee Soffer) esteve no centro do show desde o início. Nas últimas duas temporadas, ele se tornou o braço direito do sargento Hank Voight (Jason Beghe) e se casou com Det. Hailey Upton (Tracy Spiradakos).
Tracy, aliás, deixou uma mensagem bonita de agradecimento ao colega de “Chicago PD”. Entre outras coisas, ela escreveu: “Jesse, o que posso dizer, você é o melhor. Obrigado por sua gentileza, sua orientação e sua amizade”. Confira:
https://www.instagram.com/p/Ch5fY9yg6Fu/
Mudança na grade da NBC
Além da saída de Jesse, a série corre risco de ser cancelada. Ainda segundo a Variety, a NBC está considerando entregar sua programação do horário nobre das 22h às estações locais nos EUA.
Fontes disseram ao portal norte-americano que a NBCU não está considerando isso como uma medida de corte de custos que levaria a menos programação, mas que pode ser feita para melhor utilizar a marca de transmissão e o relacionamento com afiliadas versus suas opções de streaming e cabo.
É importante ressaltar que essa nova especulação do horário das 22h aconteceu antes da NBC lançar sua nova programação, com início em setembro. Portanto, não irá afetar nenhuma série nova e recorrente durante este período, pelo menos por enquanto. A previsão, se acontecer, é para 2023.
Atualmente, a NBC tem na grade, no horário das 22h, os seriados “Quantum Leap”, “New Amsterdam”, “Chicago PD” e “Law & Order: Organized Crime”.
Não haverá alterações na programação noturna, incluindo “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon” e “Late Night With Seth Meyers”, que vão ao ar às 23h35 e 00h35, respectivamente. Estes dois talk shows, no caso de uma futura mudança na grade, serão beneficiados porque irão começar mais cedo, o que favorece na concorrência com os outros shows desse gênero de outras emissoras.
“Embora a NBC seja a rede número um, estamos sempre analisando estratégias para garantir que nosso negócio de transmissão permaneça o mais forte possível”, disse um porta-voz da NBC em comunicado à Variety. “Como empresa, nossa vantagem está em nossa capacidade de fornecer ao público o conteúdo que eles amam em transmissão, cabo e streaming.”
A NBC não seria a primeira emissora norte-americana a deixar o horário das 22h para as estações locais, algo que a Fox e a CW Network vêm fazendo. Atualmente, NBC, ABC e CBS são as únicas redes de transmissão em inglês que transmitem programas às 22h, geralmente dramas.
No Brasil, a série “Chicago PD” é disponibilizada pelo canal pago Universal e em streaming pela Globoplay e pela Amazon Prime Video.