China proíbe frutos do mar do Japão por causa de água radioativa tratada

Anúncio veio após o país decidir começar a liberar águas residuais radioativas tratadas da usina nuclear de Fukushima no oceano. 

A China anunciou, nesta quinta-feira (24), o banimento de frutos do mar e produtos aquáticos originários do Japão — o que pode incluir sal e algas marinhas. O anúncio veio após o país decidir começar a liberar águas residuais radioativas tratadas da usina nuclear de Fukushima no oceano.

A medida foi alvo de críticas de consumidores, sobretudo do governo chinês, que considerou a atitude “egoísta e irresponsável”. As informações são da CNN.

Em um comunicado, o departamento aduaneiro do país afirmou que quer prevenir “o risco de contaminação radioativa causada pela descarga de água contaminada em Fukushima no Japão”.

Por outro lado, o Japão defende que o plano, que já existe há alguns anos, é seguro e “urgentemente necessário” para liberar espaço na usina nuclear paralisada.

Em 2011, o terremoto e tsunami no Japão fez com que a água da usina nuclear de Fukushima fosse contaminada com material altamente radioativo. Desde então, mais água foi bombeada para resfriar restos de combustível nos reatores. Enquanto isso, água subterrânea e água da chuva vazavam, criando mais águas residuais radioativas.

Como será a liberação da água de Fukushima no Japão?

A empresa estatal de eletricidade Tokyo Electric Power Company (TEPCO) começou a liberar águas residuais nesta quinta-feira (24). A instituição disse que espera descarregar 7.800 metros cúbicos (7.800.000 litros) em 17 dias.

A TEPCO ainda informou que enviaria um barco ao porto nesta quinta-feira para coletar amostras da água, garantindo os padrões de segurança internacionais. De acordo com a empresa, a operação será suspensa caso seja detectada alguma anormalidade nos equipamentos de descarga ou nos níveis de diluição da água.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas