A operadora japonesa Docomo anunciou um conceito interessante que poderia mudar a maneira como usamos celulares e tablets: um dispositivo vestível no seu pulso leva o chip SIM e age como um dispositivo de autenticação para todo tipo de hardware.

Ela chama isso de Portable SIM: o chip do seu smartphone fica em um wearable com Bluetooth e NFC. Um tablet ou smartphone consegue se conectar à rede de telefonia quando você aproxima o protótipo, na forma de um cartão ou pulseira.



A ideia é facilitar o uso do mesmo chip por vários dispositivos, independentemente do sistema operacional. Junto ao chip, o protótipo pode conter logins de sites de compras e redes sociais, o que poderia facilitar ainda mais a migração entre um smartphone e tablet, por exemplo.

E quanto à segurança? A Docomo nota que o celular/tablet precisa estar conectado via Bluetooth ao protótipo; quando a conexão é desfeita, o Portable SIM não pode ser usado.

O protótipo é atualmente um dispositivo em forma de cartão de crédito, mas acredita-se que ele ganhar o formato de um pequeno smartwatch. É importante notar que este é um conceito funcional, mas ainda não é compatível com nenhum hardware disponível no mercado.

Mas a ideia geral é simples: com um plano de voz e dados, você teria total liberdade para pegar e usar qualquer dispositivo sem trocar de chip – evitando retirar a traseira ou abrir pequenas bandejas de chip. Isso seria útil para você? [Docomo]

Foto por Simon Yeo/Flickr