No ano passado, o Chrome OS recebeu algumas novidades: passou a rodar diversos apps de Android, e a se integrar mais com o Lollipop – por exemplo, você pode desbloquear o Chromebook ao aproximar seu smartphone. Agora, ele está prestes a receber algumas mudanças estéticas e a se integrar com o Google Now.

O Google lista algumas das novidades no Chrome OS Beta mais recente. A mais notável é o Chrome Launcher 2.0, que coloca uma barra de busca no centro da tela e reúne os apps/páginas da web que você mais usa.



Novidades no Chrome OS (1)

Ele também possui um card na parte inferior, que você clica para acessar o Google Now. Ele traz as mesmas informações que em seu smartphone ou tablet Android: previsão do tempo, rota sugerida para seu trabalho, notícias relevantes, entre outros.

Novidades no Chrome OS (2)

O Chrome OS está, aos poucos, adotando o Material Design. O app Arquivos é o primeiro deles, e o Google diz: “fique de olho nos outros em breve!”

Novidades no Chrome OS (3)

Agora o Chrome OS também permite descompactar arquivos ZIP protegidos por senha, e detectar automaticamente se você viajou para atualizar o fuso horário do sistema.

No Brasil, o Chrome OS está oficialmente disponível no Samsung Chromebook, no Dell Chromebox e no Acer Chromebook C7.

Para rodar a versão beta, basta ir em chrome://help, clicar no link “Mais informações…” e depois em “Alterar canal…”. Se você quiser voltar para a versão estável, atenção: isso exclui todos os dados locais do seu Chromebook. [Google via Chrome Developers via SlashGear]

Foto por Maurizio Pesce/Flickr