Depois de liberar a versão 77 do Chrome no começo deste mês, o Google voltou a atualizar o seu navegador (tanto no desktop quanto no Android) com melhor gerenciamento de abas, algumas melhorias na barra de endereço e opções extra de customização.

Para aqueles que tem dificuldades de se manter a par de todas as abas abertas, o Chrome vai oferecer soluções diferentes de acordo com a plataforma que você estiver usando. No Android, em vez de ver aquele layout estilo cartas, o navegador irá mudar para uma organização em grades para facilitar a pré-visualização do conteúdo da guia.



Além disso, se tiver algumas abas relacionadas que você quiser agrupar (como abas de planejamento de uma viagem), será possível simplesmente arrastar e soltar uma guia em cima da outra para criar uma pilha de abas. A partir disso, se você quiser trocar entre abas específicas desse grupo, é só selecionar a que você quiser utilizando um novo alternador de abas, localizado na parte inferior do app.

Já no desktop, para aquelas pessoas que abrem tantas abas que mal conseguem ver o título de cada uma das páginas, o Chrome vai oferecer uma funcionalidade de prévia que permite que você veja o título ao passar o mouse por cima.

Além disso, enviar um link de um dispositivo para o outro está um pouco mais fácil. O Google vai dar ao Chrome a possibilidade de enviar abas para outro computador, celular ou tablet desde que você esteja logado e a sincronização esteja ativada.

Para a barra de endereço, tanto as versões para computador quanto para Android estão ganhando respostas automáticas que aparecem enquanto você digita, em tempo real.

Por fim, embora a opção de alterar o visual do Chrome já esteja disponível há algum tempo, o Google irá adicionar algumas novas maneiras para customizar a aparência do browser. As adições incluem novos planos de fundo, opções para as cores da barra de ferramentas e outros elementos da interface.

O Google não disse quando essas novidades vão chegar nos computadores e celulares, mas devem aparecer no próximo trimestre.