Chromecast, Jamboard, Keen: 6 produtos que o Google matou em 2024
A gigante Google é conhecida pelos seus produtos bem-sucedidos. Porém, mesmo uma companhia desse tamanho, tem seus projetos descartados, muitas vezes deixando os usuários a ver navios.
Somente em 2024 pelo menos seis produtos do Google foram descontinuados ou incorporados em outras funções do ecossistema da empresa. A morte mais sentida pelos usuários foi do Chromecast, um dos maiores sucessos da empresa. Veja a lista completa:
Google Podcasts
Criada em 2018, a plataforma dedicada a podcasts terá suas funções integradas ao YouTube Music. A transição incluirá ferramentas para migração de conteúdo e assinaturas, permitindo que os usuários mantenham o acesso a seus programas favoritos.
Assim, a iniciativa visa fortalecer o YouTube Music como o principal hub de multimídia da empresa, consolidando serviços em uma única interface.
Chromecast
Lançado em 2013, o dispositivo pioneiro na transmissão de mídia teve sua produção paralisada, anunciou o Google. Conforme a empresa, o dispositivo usado para tornar TVs inteligentes que só ficará disponível nas unidades já fabricadas.
O TV Streamer promete ser um sucessor mais moderno para o Chromecast. Segundo o Google, o novo aparelho é capaz não só de oferecer funcionalidades de TV smart, mas de se integrar com outros dispositivos inteligentes. Dessa forma, o sistema do TV Streamer permite controlar câmeras, luzes e termostatos ligados à rede do Google Home.
Google Jamboard
O quadro interativo digital, voltado à colaboração em tempo real, deixará de receber suporte em 1º de janeiro de 2024. Assim, o Google incentiva as organizações a migrarem para o Spaces, solução integrada ao Google Workspace. Essa decisão reafirma o foco na expansão de ferramentas colaborativas já presentes na suíte Workspace.
Google DropCam
A câmera de segurança residencial teve seu suporte encerrado em abril de 2024. Como alternativa, o Google sugere o uso da linha Nest Cam, que oferece funcionalidades mais modernas e maior integração com o ecossistema de dispositivos inteligentes da empresa.
Google One VPN
Um produto meio desconhecido da maior parte dos usuários, a ferramenta podia ser usada para acessar redes a partir de endereço IP diferente ou proteger dados de navegação. Segundo a big tech, o motivo para encerrar a funcionalidade é que as pessoas não a utilizam. O fim oficial da VPN do Google One será em dezembro de 2024.
Keen
A plataforma experimental de descoberta de interesses, lançada em 2020, será descontinuada. O Google encerrou o Keen, serviço que competia indiretamente com o Pinterest, após não atingir a popularidade esperada. A empresa incluiu o encerramento na reestruturação de sua linha de produtos.