Chuva de meteoros Geminídeas tem pico nesta terça-feira; saiba mais
A chuva de meteoros Geminídeas, a última do ano, atingirá seu pico entre as noites de terça (13) e quarta-feira (14) nesta semana, durante a madrugada. Todos os anos, ela atravessa os céus em dezembro, por volta dos dias 4 e 17.
Brilhantes e intensas, como define a American Meteor Society, as “estrelas cadentes” verdes podem ser vistas em todo o mundo. Quando em atividade máxima, com condições climáticas ideais, podem ser vistos de 100 a 150 meteoros por hora. No Brasil, são esperados cerca de 20.
Os meteoros são visíveis a olho nu. Para observá-los, basta procurar o lugar mais afastado possível das luzes da cidade. O melhor momento deve ser após a 1h, quando o radiante estará mais alto no céu. A Lua, cerca de 70% cheia, pode ofuscar a observação.
Mantenha os olhos na constelação e aguarde alguns minutos para seus olhos se adaptarem e as estrelas começarem a surgir ao redor. Aplicativos como como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium podem te ajudar nessa localização.
As Geminídeas foram descobertas em meados de 1800. Na época, apenas 10 a 20 meteoros eram vistos por hora, segundo a NASA. A chuva carrega o nome da constelação de Gêmeos, seu provável ponto de origem no céu.
A última oportunidade de ver a chuva de meteoros este ano será no dia 17 de dezembro, de acordo com informações da NASA.