_Ciência

Chuva de meteoros Líridas tem pico neste sábado (22); saiba como acompanhar

Saiba como acompanhar a chuva de meteoros Líridas, que acontece todos os anos entre 16 e 25 de abril

Chuva de meteoros Líridas tem pico neste sábado (22); saiba como acompanhar

Imagem: Michał Mancewicz/Unsplash/Reprodução

A chuva de meteoros Líridas acontece todos os anos entre os dias 16 e 25 de abril. Em 2023, seu pico será na madrugada do dia 22 para 23 de abril. Se as condições meteorológicas permitirem, será possível observar do Brasil cerca de 10 a 15 pedregulhos espaciais atravessando o céu a cada hora.

Os meteoros irradiam da constelação de Lira. Para acompanhá-los, o ideal é olhar para a direção norte e nordeste a partir da 1h da madrugada. Na data, a Lua estará em sua fase nova, praticamente invisível no céu, permitindo uma boa observação do espetáculo. 

Ao olhar para cima, você estará vendo nada menos do que as partículas de poeira deixadas pelo cometa Thatcher (C/1861 G1), descoberto em 1861. Astrônomos viram o objeto pela última vez no século 19. No entanto, a Terra atravessa todos os anos sua trilha de detritos, o que causa o fenômeno.

Para acompanhar o show, você deve buscar por uma área aberta e sem interferência luminosa. Binóculos ou telescópios não são indicados para eventos como esse, pois esssas ferramentas podem restringir seu campo de visão. 

Aplicativos de observação astronômica, como o Stellarium e o Star Chart, podem ajudar a identificar o radiante da chuva de meteoros Líridas – a constelação de Lira. Cheque também as condições meteorológicas da data, já que o céu nublado pode impedir que você acompanhe o espetáculo. 

Caso você perca o evento, não fique chateado. Outra chuva de meteoros intitulada Eta Aquáridas irá acontecer na primeira semana de maio. 

Sair da versão mobile