Ciência

Chuvas não dão trégua: confira o clima em junho para todo Brasil

Previsão do clima em junho do Inmet indica chuva acima da média no Norte e Nordeste do país e temperaturas acima da média no Brasil todo
Imagem: Anan Jain/ Unsplash/ Reprodução

Embora o outono seja uma estação de característica seca, os padrões de chuva desse período estão fora do comum em 2024. Depois da região Sul sofrer com precipitação muito acima da média no mês de maio, o clima em junho chega com previsão de chuvas acima da média em outras áreas do país.

whatsapp invite banner

O celular mais vendido da Amazon está com 23% OFF
XIAOMI Redmi Note 13 8+256G
R$ 1.193

Veja a previsão do clima em junho

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a faixa norte dos estados da região Norte brasileira e parte do Nordeste terão médias de chuva acima do comum para este período, como mostra a imagem abaixo.

Chuvas não dão trégua: confira o clima em junho para todo Brasil

(Imagem: Inmet/ Reprodução)

No mapa, é possível observar que os estados mais afetados por precipitações acima da média de outono são Roraima, Amapá e as porções norte do Amazonas e do Pará. No Nordeste, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e a parte leste da Bahia também enfrentarão mais chuva que o normal para a época.

Além disso, haverá mudança no padrão de precipitação em áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará. De acordo com o Inmet, essa alteração no padrão acontece associada ao aquecimento do Atlântico Tropical.

Enquanto isso, a região central do país passará por um mês com poucas chuvas, o que já é comum para o período.

Temperatura acima da média

Ainda de acordo com a previsão do Inmet para o clima em junho, a estimativa de temperatura para o mês supera a média comum para essa época do ano. A tendência é que os termômetros fiquem acima do esperado em todo o país, mas de maneira mais acentuada na região central, devido à redução das chuvas.

Assim, no Centro-Oeste e Sudeste o termômetro deve ter sua média entre 20ºC e 24ºC, enquanto nos estados do Norte e Nordeste as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Já na região Sul, o Inmet prevê médias menores, abaixo de 20ºC, comum para o outono.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas