_Ciência

Ciclone à vista: Brasil enfrentará tempestade no dia de Natal

Ciclone extratropical se formará a partir da véspera de Natal, afetando o Sul do Brasil; confira a previsão do tempo

É possível neutralizar furacões? Cientistas buscam maneiras de fazer isso

Este fim de semana e o feriado serão de temporal em algumas regiões do Brasil. Vão afetar o clima na véspera de Natal, no domingo (24) e, consequentemente, na segunda-feira (25), no dia de Natal. De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor e a alta umidade vão causar instabilidade e chuvas no centro-sul do país.

Neste sábado (23), tempestades se concentraram entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além de Mato Grosso do Sul e áreas do Sudeste. Nesses lugares, também há chances de chuva forte, bem como rajadas de vento acima dos 70 km/h.

A partir do final de domingo até a madrugada da segunda-feira (25), haverá a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Sul do Brasil. Ele se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa gaúcha, ao longo do dia. Além disso, ocorre também a passagem de uma frente fria na região.

Ainda na segunda (25), a umidade, o ciclone e a junção dos ventos quentes e úmidos do norte e dos frios do sul resultam na formação de instabilidade sobre grande parte da Região Sul. Assim, a previsão é de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.

Entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26), as rajadas de vento que podem chegar a 80 e até 100 km/h no leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Saiba o que esperar do verão, que segue até março de 2024, com o fenômeno climático El Niño.

Sair da versão mobile