Ciclone faz estragos em balneários de Santa Catarina; veja outdoor caindo
A madrugada desta quarta-feira (10) em Santa Catarina foi marcada por medo e destruição. A região foi atingida por tempestades e ventanias intensas, que resultaram de um fenômeno conhecido como ciclone extratropical.
Estes sistemas de baixa pressão atmosférica ocorrem nas regiões de latitudes médias, normalmente fora de áreas tropicais. Eles são relativamente comuns na costa argentina e até mesmo no Rio Grande do Sul, mas esse em questão parece ter se formado mais ao Norte do mapa.
A Defesa Civil de Santa Catarina colocou um alerta para alagamentos, deslizamentos de terra e inundações que podem ocorrer no estado. Nesta manhã, moradores de Porto Belo registraram a queda de um outdoor de supermercado. A placa caiu durante a passagem de um carro, mas o veículo não foi atingido. Apenas a fiação foi danificada.
Em Porto Belo (SC). Ciclone extratropical. pic.twitter.com/DKZ394fxfK
— Elcio Horner (@ElcioHorner) August 10, 2022
Mais de 10 mil casas em Itapema ficaram sem energia elétrica. O trânsito também foi interrompido em Florianópolis devido a queda de árvores e inundações. A Ponte Hercílio Luz, cartão postal da capital, foi um dos locais afetados.
No Litoral Norte, é esperado que as rajadas de vento do ciclone ultrapassem os 100 km/h, com o acúmulo de chuva em algumas regiões atingindo a marca de 250 milímetros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de alerta máximo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O litoral de São Paulo também será atingido por ventos intensos.