Ciência revela: acreditar em Papai Noel não melhora comportamento das crianças
Apesar das promessas em cartinhas, o comportamento de crianças que acreditam em Papai Noel não é melhor durante o período que antecede o Natal.
Black Friday
Samsung Tablet Galaxy Tab S9 FE+ Wifi, 128GB, 8GB RAM, Tela Imersiva de 12.4" - LavandaUm estudo de grande escala, publicado no fim de novembro, revela que os rituais de Natal podem melhorar o comportamento das crianças, mas não há relação com acreditar em Papai Noel ou não.
Pesquisadores da Universidade de Durham, no Reino Unido, iniciaram o estudo em 2019, observando o comportamento de crianças durante o Natal. Os pesquisadores repetiram o estudo nos anos seguintes (exceto em 2020 devido à pandemia) para avaliar os dados anteriores.
Ao todo, mais de 400 pessoas com crianças entre 4 e 9 anos, de todo o Reino Unido, participaram do estudo que buscava responder à pergunta: “acreditar em Papai Noel influencia o modo como as crianças se comportam?”.
Os pesquisadores avaliaram o comportamento das crianças, através de entrevistas com os pais, em duas etapas. A primeira acontecia semanas antes do Natal e a segunda na semana do Natal.
Em cada entrevista, entre 2019 e 2022, os cientistas faziam perguntas sobre como as crianças se comportavam durante o período próximo ao Natal e como elas enxergavam o feriado – e se acreditavam em Papai Noel.
Acreditar em Papai Noel é menos relevante que o contexto social para o comportamento das crianças
De acordo com os resultados do estudo, as crianças não apresentaram mudanças significativas em termos de comportamento durante o período da pesquisa.
Os cientistas identificaram um número pequeno de crianças se comportando melhor em casos de estímulos por parte dos pais em relação ao Natal.
No entanto, segundo Rohan Kapitány, principal autor do estudo, os dados não apresentam uma correlação entre acreditar em Papai Noel e a melhoria inexpressiva no comportamento.
Além disso, os pesquisadores afirmaram que a religião das famílias não desempenha um papel na forma como as crianças se comportam durante o Natal.
De acordo com Kapitány, o contexto social de uma pessoa é um indicador social melhor para prever ações do que suas crenças.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.