Cultura

Como é Rovaniemi, a cidade do Papai Noel na Finlândia

Confira câmeras ao vivo que mostram imagens da Aldeia do Papai Noel em Rovaniemi, a cidade onde é sempre Natal
Imagem: Reprodução/Visit Rovaniemi

Rovaniemi, capital da Lapônia, na Finlândia, é conhecida como a cidade onde sempre é Natal. Isso porque ela é a terra de, ninguém menos, do que o próprio Papai Noel.

Inclusive, a cidade é decorada com pisca-piscas e renas o ano todo. Isso, claro, tem um motivo: fortalecer a economia através do turismo de uma cidade longínqua que quase deixou de existir.

De acordo com uma matéria da BBC, cerca de 500 mil pessoas por ano visitavam o município de 63 mil habitantes. Ou seja, esse fluxo de turistas é quase 8 vezes maior do que a própria população local.

História de Rovaniemi e o Papai Noel

Na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, 90% dos imóveis de Rovaniemi foram destruídos. A cidade só sobreviveu graças a esforços governamentais e financiamento da ONU (Organização das Nações Unidas).

Foi só quando o arquiteto Alvar Aalto projetou os edifícios públicos da cidade como a cabeça de uma rena (vistos de cima) que o turismo passou a ser o ponto forte da região. Então, nos anos 1980, chegou a Vila do Papai Noel, a 8 km da cidade, decretando Rovaniemi como “sede oficial” do bom velhinho.

Com a criação da Associação da Terra do Papai Noel, a Finlândia passou a enviar papais noéis para eventos de turismo em todo o mundo. Segundo a BBC, a famosa figura que representa o Natal deriva do religioso católico São Nicolau de Mira, o Taumaturgo, que nasceu, viveu e morreu na Ásia Menor (hoje Turquia), por volta dos anos de 270 e 343.

No final dos anos 1860, a revista norte-americana Harper’s Bazaar publicou ilustrações do Papai Noel como habitante do Polo Norte, dando início à lenda. Já entre 1927 e 1956, o jornalista e locutor de rádio Elner Markus Rautio encarnou o personagem Tio Markus na rádio estatal finlandesa.

Segundo ele, o velhinho ficava em Korvatunturi, montanha entre a Finlândia e a Rússia. De acordo com o site oficial Visit Rovaniemi, a casa do Papai Noel segue no local, mas seu “escritório” fica em Rovaniemi, a quase 400 km de distância.

Turismo em Rovaniemi

Localizada na zona climática continental, a Lapônia tem invernos frios e repletos de neve, com a menor temperatura já registrada sendo de -45ºC. Mas se engana quem pensa que não há verão no local. Devido à Corrente do Golfo, a região alcança temperaturas altas, sendo a maior delas até hoje 30,6ºC.

Em Rovaniemi, na região ártica, o clima é subártico e temperado, com fortes contrastes sazonais. A neve permanece durante cerca de metade do ano, geralmente do final de novembro a meados de abril ou mesmo início de maio.

As auroras boreais, um dos principais atrativos do local, ficam visíveis entre os meses de agosto até o início de abril. As “luzes do norte” costumam aparecer a partir das dez da noite, podendo durar desde minutos a horas.

Quanto às atrações de Natal, tem a Aldeia do Papai Noel e o parque temático SantaPark.

Cidade cheia de cultura, Rovaniemi também abriga o Museu Provincial Arktikum da Lapônia, o centro temático florestal Pilke Science Center e Casa da Cultura Korundi. Além disso, outros passeios incluem fazendas de renas e husky, e o Zoológico de Ranua, com ursos polares e ursos pardos finlandeses.

Assista ao vivo imagens da Aldeia do Papai Noel:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas