Um cientista desenvolveu uma forma de detectar câncer de pele usando um app para iPhone, e esse método é até mais eficaz do que testes convencionais.

George Zouridakis, professor da Universidade de Houston, nos EUA, criou o DermoScreen, um app que ainda está em fase de testes, mas consegue detectar com 85% de precisão a presença do câncer de pele – semelhante à taxa de eficácia de dermatologistas, segundo a Universidade de Houston.

Para usá-lo, basta abrir o app e conectar uma lente especial de aumento ao iPhone e um dermatoscópio de US$ 500. A imagem capturada pelo conjunto é analisada pelo app, que vasculha em busca de material cancerígeno.

O DermoScreen ainda está em seus estágios primários de desenvolvimento, mas a expectativa dos cientistas é que, conforme ele se desenvolva, torne-se uma maneira mais barata de detectar câncer de pele em lugares remotos. Afinal, é muito mais fácil levar um iPhone para uma área rural do que todos os equipamentos médicos necessários – além de ser mais barato. [Universidade de Houston via Business Insider]