Cientistas agora conseguem ler sua mente

Em uma série de novos experimentos, cientistas conseguiram usar um computador para decifrar atividade cerebral. E daí? Bem, o computador consegue reconstruir estes sinais em palavras reais, nas quais os indivíduos estavam pensando. Ele consegue ler sua mente. OK, às vezes algumas palavras eram difíceis de se reconhecer – clique aqui para ouvir – mas […]

Em uma série de novos experimentos, cientistas conseguiram usar um computador para decifrar atividade cerebral. E daí? Bem, o computador consegue reconstruir estes sinais em palavras reais, nas quais os indivíduos estavam pensando. Ele consegue ler sua mente.

OK, às vezes algumas palavras eram difíceis de se reconhecer – clique aqui para ouvir – mas não importa: isto significa que pessoas incapazes de falar poderiam ter voz apenas pensando em palavras e frases.

“Potencialmente, a técnica poderia ser usada para desenvolver um dispositivo prostético implantável para ajudar na fala, e para alguns pacientes isto seria maravilhoso”, diz ao Guardian o membro sênior da equipe de pesquisa, Robert Knight. Ele também é o diretor do Helen Wills Neuroscience Institute na Universidade da California, Berkeley (EUA). “Talvez em dez anos isto seja tão comum quanto ver a vovó ganhar um novo quadril.”

O experimento envolveu 15 pacientes com a parte de cima do crânio removida – não se preocupe, eles já estavam passando por cirurgia que exigia isto – e com uma rede de eletrodos colocada na superfície do cérebro.

Os pacientes então ouviram uma série de palavras por cinco a dez minutos enquanto sua atividade cerebral era gravada. Por fim, usou-se um software para decodificar os sinais cerebrais e reconstruir as palavras. A pesquisa foi publicada no periódico PLoS Biology.

Por enquanto, ler a mente de alguém é um processo bastante invasivo e exige acesso ao cérebro, mas não precisa ser sempre assim – já vimos cientistas reconstruindo imagens do cérebro sem mesmo tocar no paciente, por exemplo. Mas a ideia de um dispositivo que ajude a transformar impulsos cerebrais em voz deve causar dores de cabeça, principalmente porque precisaríamos filtrar nossos pensamentos internos do que realmente queremos dizer ao mundo. Bem, cientistas adoram um desafio. [PLoS Biology e The Guardian]

Imagem por dierk schaefer/Flickr

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas