Extratos naturais da canela e da páprica combinados apresentaram ação antifúngica. A descoberta é de um estudo realizado por pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da UFBA (Universidade Federal da Bahia), publicado na revista Food and Bioprocess Technology.
Entenda a pesquisa
Os cientistas trabalharam com oleoresinas, que são extratos naturais utilizados pela indústria de alimentos como aditivos de sabor, aroma e cor com o objetivo de melhorar as propriedades sensoriais de alguns alimentos.
Contudo, muitas vezes elas também possuem propriedades funcionais, como antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios e anticâncer.
As oleoresinas da canela (cinnamaldeído) e da páprica (carotenoides), por exemplo, já apresentavam um notável potencial antimicrobiano e antioxidante. Ainda assim, os pesquisadores buscaram compreender como a ação conjunta entre elas poderia ampliar esse efeito.
A este tipo de interação se dá o nome de efeito sinérgico. De modo geral, isso significa que as propriedades de ambos extratos naturais podem ser aprimoradas e a quantidade necessária para garantir a atividade pode ser reduzida.
Para combinar ambos os extratos naturais da canela e da páprica, os pesquisadores utilizaram uma técnica chamada spray cooling, que transforma o composto líquido em pó sem perder suas características.
Na pesquisa, os cientistas testaram a ação antifúngica contra o Penicillium paneum e o Aspergillus niger, dois fungos. Por fim, o chamado efeito sinérgico entre as duas oleoresinas foi observado contra ambos os microrganismos avaliados.
Além disso, os compostos voláteis presentes nesses extratos podem entrar em contato com o ar em volta, inibindo o crescimento desses microrganismos ainda que não diretamente.
O avanço na ciência
Uma das principais preocupações da indústria de alimentos foi prolongar a vida útil dos alimentos, mantendo sua ingestão segura. Recentemente, a busca por produtos mais saudáveis e naturais também tem ganhado espaço entre os consumidores.
Pensando nisso, a procura por compostos naturais com propriedades antimicrobianas e antioxidantes tem sido intensificada. Agora, os resultados da pesquisa com extratos naturais de páprica e canela podem ter alguma aplicação futura.De acordo com a Fapesp, algumas possibilidades estão sendo estudadas. Por exemplo, o uso dos extratos antifúngicos em filmes de proteínas de soja, usados para proteger alimentos.