Cientistas conseguem reconstruir rostos ao ler a sua mente

Fantasiando sobre uma antiga paixão? Prefere uma celebridade em vez do seu parceiro atual? Cuidado: cientistas podem reconstruir os rostos que você pensa a partir de uma varredura do cérebro. Pesquisadores de Yale estão usando exames de ressonância magnética funcionais para reconstruir imagens de rostos de pessoas que outras pessoas estão pensando. Ao mostrar a […]

Fantasiando sobre uma antiga paixão? Prefere uma celebridade em vez do seu parceiro atual? Cuidado: cientistas podem reconstruir os rostos que você pensa a partir de uma varredura do cérebro.

whatsapp invite banner

Pesquisadores de Yale estão usando exames de ressonância magnética funcionais para reconstruir imagens de rostos de pessoas que outras pessoas estão pensando. Ao mostrar a seis indivíduos 300 rostos diferentes e então realizar as varreduras cerebrais, Alan S. Cowen e Brice Juhl conseguiram ensinar a um software como usar raciocínio estatístico para associar sinais cerebrais com características faciais.

Então, eles mostraram aos seis indivíduos novos conjuntos de rostos, e escanearam os cérebros enquanto eles pensavam neles. Usando apenas os exames de ressonância magnética, os pesquisadores conseguiram fazer o software reconstruir os rostos que as pessoas pensavam. Os resultados de alguns experimentos estão na imagem que ilustra o post.

As reconstruções não são perfeitas, mas vale lembrar que é praticamente uma leitura mental. Cowen também acredita que a precisão vai melhorar dramaticamente ao construir um banco de dados para as técnicas estatísticas ficarem mais precisas.

Tudo isso é possível por causa da forma como nosso cérebro trabalha. “Nós percebemos rostos com um nível muito maior de detalhes do que percebemos outras coisas”, explica Cowen, o que significa que é mais fácil reconstruir um rosto do que, digamos, uma paisagem que tenhamos visto.

Isso não diminui o fator impressionante do trabalho, no entanto. Tome cuidado na próxima vez que estiver no hospital e acabar pensando por um tempo na sua ex – alguém pode estar observando seus pensamentos. [Yale]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas