Cientistas identificaram 7 traços de personalidade distintos em gatos

Os pesquisadores descobriram que a raça mais medrosa é a azul russo, enquanto a abissínio era a menos medrosa.
Imagem: Pixabay

Alguns felinos têm temperamentos carinhosos, enquanto outros parecem indiferentes. Porém, eles sabem como atrair a atenção dos humanos quando querem — e é isso que eles fizeram com cientistas finlandeses.

De acordo com uma nova pesquisa, a personalidade e o comportamento de cada gato podem ser definidos a partir de uma combinação de apenas sete características.

“Em comparação com os cães, menos se sabe sobre o comportamento e a personalidade dos gatos”, disse, em nota, a veterinária Salla Mikkola, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. “Precisamos de mais compreensão e ferramentas para eliminar comportamentos problemáticos e melhorar o bem-estar dos felinos. Os desafios comportamentais mais comuns associados aos gatos estão relacionados à agressão e eliminação inadequada [urinar ou defecar em casa].”

O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de 138 perguntas, postada no site de bem-estar animal Petsofi e preenchida pelos proprietários. O questionário pedia às pessoas que informassem, entre outras coisas, o sexo, idade, raça, cor da pelagem e atividade principal do animal. Os humanos também foram solicitados a preencher o questionário uma segunda vez após um tempo. Isso permitiu avaliar a precisão dos relatórios comparando as duas pesquisas.

A amostra final foi composta por 4.316 gatos. Destes, os pesquisadores foram capazes de reduzir as características a cinco de personalidade e duas comportamentais. Estas foram:

  1. Atividade/diversão
  2. Medo
  3. Agressão para com os humanos
  4. Sociabilidade com os humanos
  5. Sociabilidade com gatos
  6. Problemas com a liteira (como recusar-se a usar a litterbox ou usá-la mal)
  7. Limpeza excessiva

Talvez sem surpresa, os resultados também revelaram que raças diferentes tendem a traços de personalidade diferentes. “A raça mais medrosa é a azul russo, enquanto a abissínio era a menos medrosa”, disse o veterinário Hannes Lohi, da Universidade de Helsinque.

“O Bengal foi a raça mais ativa, enquanto o Persa e o Exótico foram os mais passivos. As raças que exibiram o aliciamento mais excessivo foram os Siameses e Balineses, enquanto a raça Van teve uma pontuação consideravelmente mais alta em agressão aos humanos e menor em sociabilidade em relação aos gatos.”

Assine a newsletter do Giz Brasil

Além disso, os dados coletados ajudaram a esboçar uma ideia de como as personalidades dos gatos podem variar, bem como fornecer uma base a partir da qual pesquisas futuras podem ser conduzidas. “Queríamos ter uma ideia aproximada sobre se existem diferenças nos traços de personalidade entre as raças”, disse Mikkola.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas