Cientistas querem usar antraz no combate ao câncer

Uma equipe de pesquisadores do MIT está estudando como fazer para usar bactérias de antraz para entregar drogas de anticorpos diretamente para células.

“Você precisa de um pouco de antraz” provavelmente não é o diagnóstico que você quer ouvir do seu médico, mas se uma equipe de cientistas do MIT estiver no caminho certo, é exatamente isso o que acontecerá.

Os pesquisadores do MIT estavam sentados tranquilamente em uma tarde quando começaram a se perguntar o que aconteceria se usassem uma bactérias do antraz para entregar drogas de anticorpos para células (afinal, pensar sobre a eficácia do uso de drogas de extermínio em massa para curar pessoas é algo totalmente normal de se fazer).

Mas por que o antraz? “A toxina do antraz é profissional na entrega de grandes enzimas nas células”, explica Bradley Pentelute, um dos pesquisadores envolvidos no projeto. “Nos perguntamos se poderíamos tornar a toxina do antraz não-tóxica, e então usá-la como uma plataforma para entregar drogas de anticorpos em células.” Em um artigo científico, a equipe de Pentelute mostrou como usar versões inofensivas da toxina do antraz para levar duas proteínas para dentro de células – e, ao chegarem ao seu destino, essas proteínas conseguem matar células cancerígenas.

A abordagem dos cientistas soluciona um sério dilema médico: medicamentos de anticorpos já foram desenvolvidos, mas levá-los às células certas é complicado – a não ser, claro, se você puder usar armas de destruição em massa para facilitar no transporte.

A técnica está sendo testada em camundongos, e aplicações em humanos devem ser testadas no futuro. [MIT]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas