Cientistas querem usar IA para você conversar com seu cachorro
A organização Earth Species Project está desenvolvendo uma IA (inteligência artificial) que seja capaz de conversar com seu cachorro – ou qualquer outro animal, literalmente. Segundo a entidade, se os grandes modelos de linguagem (LLMs) já são fluentes na linguagem humana, basta um passo para decodificar a linguagem dos animais.
“O aprendizado de máquina pode construir poderosas representações semânticas de linguagem para desbloquear a comunicação com outras espécies”, diz a organização. Para isso, o grupo está criando bancos de dados unificados, acústicos e multimodais que podem ajudar a “traduzir” a comunicação animal para humanos.
Na prática, os cientistas criam algoritmos para representar palavras e “medem” a distância multidimensional entre os termos. Assim, exploram relações e formam frases. A palavra “rei” está tão próxima de “homem” quanto “rainha” está de “mulher”, por exemplo.
A equipe já desenvolveu um modelo de IA que difere o chamado de um animal dentro de um grupo. Os resultados dos primeiros experimentos foram publicados em dezembro de 2021, com base nas vocalizações de golfinhos nariz-de-garrafa.
Outros estudos, dessa vez com macacos e morcegos, fez com que a IA identificasse qual animal emitia sons dentro de um grupo barulhento.
O projeto apoia o treinamento de modelos de linguagem para a criação de “sinais” que facilitem a comunicação entre as espécies. E isso se mostra cada vez mais possível.
Agora, cientistas trabalham para mapear os repertórios vocais de duas espécies de corvos em parceria com a Universidade de St. Andrews, na Escócia. O objetivo é entender o papel da comunicação acústica na coordenação do grupo.
Outro projeto inclui o desenvolvimento de um benchmark (indicador de comparação) de dados acústicos. Os cientista publicaram um artigo preprint (ainda não revisado pelos pares) e disponibilizaram a base de dados de código aberto no GitHub.
Por que conversar com animais?
O objetivo dos cientistas é que decodificar a comunicação dos animais sensibilize os seres humanos sobre os desafios das espécies em sobreviver em um mundo onde a degradação ambiental só aumenta.
Para isso, o grupo espera criar um modelo de linguagem acessível aos pesquisadores de todas as áreas biológicas, sem que eles precisem criar uma nova plataforma de análise a cada estudo. “[Assim, os pesquisadores] podem concentrar seus recursos preciosos para garantir que tenhamos impulso à medida que procuramos ouvir, entender e, finalmente, proteger”, diz a organização.
Mas a missão de fazer com que humanos “conversem” diretamente com seus pets não é tão simples. Isso porque os animais não usam só vocalizações para se comunicar, mas também gestos corporais. Mesmo assim, conversar com seu cachorro pode ser um futuro possível à medida que essa IA avançar.