Para muitos, o Japão parece um país das maravilhas tecnológicas que está pelo menos duas décadas à frente do resto do mundo quando se trata de inovação. Isso se aplica até a algo aparentemente banal como material de escritório, o que é evidenciado por essa nova borracha transparente que oferece melhor precisão, fornecendo uma visão desobstruída do que realmente está sendo apagado.

Borrachas transparentes não são uma ideia nova, lembro-me de comprá-las com entusiasmo em um arco-íris de cores brilhantes enquanto me preparava para começar mais um ano escolar. Mas o sonho rapidamente se transformou em um pesadelo quando descobri que as borrachas eram melhores em rasgar papel do que em remover as marcas de lápis.

A Seed, uma empresa japonesa que fabrica borrachas há mais de 50 anos, se dedicou à tarefa de desenvolver um composto de borrachas que não fosse apenas transparente, mas também macio o suficiente para apagar marcas no papel com a mesma eficácia que os tradicionais blocos de borracha rosa.

De acordo com um representante da Seed, que conversou com um repórter da FNN Prime do Japão, foram necessários cinco anos de pesquisa e desenvolvimento para aperfeiçoar a receita da nova borracha Clear Radar da empresa, que oferece o melhor dos dois mundos em termos de desempenho e transparência.

Agora, é tão transparente quanto uma janela? Como você pode ver nas fotos dos produtos e no vídeo promocional da empresa , há um pouco de nebulosidade graças a um leve revestimento em pó aplicado no final da produção para impedir que as borrachas grudem umas nas outras enquanto saem da linha de montagem. A empresa também destaca que, com o tempo, a sujeira e outros detritos podem obscurecer ainda mais a borracha, mas ela ainda deve permanecer transparente o suficiente para permitir que os usuários vejam com mais precisão o que estão realmente apagando.

É um exagero? Depende de quem você perguntar. É duvidoso que uma criança de cinco anos que esteja aprendendo a escrever exija tanta precisão ao apagar seus erros, mas os artistas, especialmente aqueles que trabalham com imagens detalhadas ou técnicas, sem dúvida apreciarão o recurso. E com um preço de cerca de US$ 1,40 para uma versão grande do Clear Radar e cerca de 90 centavos para uma menor, a Seed não está cobrando um preço absurdo por essa inovação, então por que você não compraria?