_Tecnologia

“Circule para pesquisar” e “multisearch com IA”: Google anuncia novos métodos de busca

O Google está lançando novos métodos de pesquisa para oferecer uma melhor experiência com a busca; saiba mais

É hoje! Onde assistir ao Google I/O ao vivo nesta quarta (10)

O Google, principal plataforma de busca do mundo, está caminhando para oferecer pesquisas mais completas e que não dependem apenas de requisições em texto. Nos últimos anos, por exemplo, a big tech já permite a pesquisa com uma combinação de imagem e texto com o “Lens”, além de ser capaz de encontrar uma música apenas “ouvindo” o cantarolar do usuário.

Agora, a empresa está lançando novos métodos de pesquisa para oferecer uma melhor experiência com a busca, além de resultados mais precisos.

Circule para pesquisar

O primeiro deles é o “Circle to Search”, que na prática permite a realização de pesquisas instantaneamente sem necessidade de trocar de aplicativo, utilizando apenas uma ação bastante simples. 

Os usuários do Android podem selecionar objetos específicos em imagens e obter mais informações com auxílio da pesquisa do Google. A seleção da imagem de interesse pode ser realizada de forma bem livre, com círculo, rabisco ou toque. Para ativar o método de pesquisa, basta pressionar o botão home ou a barra de navegação.

Segundo o Google, o recurso estará disponível a partir de 31 de janeiro em alguns smartphones premium selecionados. Os primeiros aparelhos móveis com suporte à nova funcionalidade, de acordo com a empresa, são o Google Pixel 8 e o recém-lançado Samsung Galaxy S24.

Multisearch com IA generativa

Em 2022, por exemplo, o Google implementou o “multisearch”. Ele é um método de pesquisa que combina texto e imagem para oferecer resultados de buscas mais precisos sobre assuntos específicos. Agora, o recurso está ganhando uma turbinada com a ajuda de inteligência artificial generativa.

O “multisearch + gen AI” permite que os usuários apontem a câmera para objetos e façam perguntas bastante específicas sobre eles. A plataforma de buscas oferecerá respostas com IA generativa, mais diretas ao ponto e contendo apenas a informação que interessa ao usuário.

Durante a apresentação da nova ferramenta, Lou Wang, diretor sênior do Google, demonstrou o funcionamento do recurso exibindo uma imagem de uma planta jade. Ele perguntou para a plataforma quando deveria regá-la. A plataforma rapidamente gerou a resposta, mas não apresentou fontes de onde as informações foram retiradas.

A ferramenta já está disponível a partir de hoje (17), mas apenas nos Estados Unidos. Além disso, o Google  garantiu que dentro das próximas semanas (e meses) mais regiões do mundo terão acesso ao novo recurso.

Sair da versão mobile