_Ciência

Academia pra quê? Cirurgiões plásticos desenvolvem técnica que esculpe gordura para te dar um tanquinho

A técnica, chamada de gravura abdominal, é uma boa opção para pessoas já em boa forma, mas que ainda têm dificuldade em alcançar uma barriga chapada

Journal of the American Society of Plastic Surgeons

Sair do sofá e ir até a academia pode frequentemente ser mais duro do que os exercícios em si. No entanto, agora pode haver um atalho para conseguir a tão desejada barriga de tanquinho. Pesquisadores da Faculdade de Medicina Leonard M. Miller, da Universidade de Miami, desenvolveram uma nova técnica de cirurgia plástica chamada abdominal etching (“gravura abdominal”, em tradução livre) que pode remodelar a gordura da barriga de forma que pareça que você passa todo o seu tempo na academia.

Conforme detalhado em um estudo recentemente publicado no Journal of the American Society of Plastic Surgeons, a gravura abdominal usa uma abordagem mais direcionada à lipoaspiração assistida, uma técnica em que um tubo vibratório conectado a um aspirador remove depósitos de gordura subcutânea por sucção.

Um cirurgião plástico usa essas mesmas ferramentas para esculpir múltiplas camadas da gordura abdominal de um paciente de forma a acentuar as linhas naturais do músculo abdominal — tipicamente seis para homens e três linhas verticais para mulheres. Com base nas preferências do paciente, a escultura pode ser adaptada para abdominais mais macios, mais planos ou uma aparência mais definida e esculpida, além de melhorar a definição das linhas do quadril.

Vista frontal pré-operatória (à esquerda) comparada a uma fotografia obtida seis meses após a cirurgia de uma paciente do sexo feminino com gravura em linha vertical e linhas definidas do quadril (à direita). Foto: Journal of the American Society of Plastic Surgeons

Mas se você nunca pisou um pé em uma academia em sua vida e não consegue imaginar a tortura de realizar mesmo um só abdominal, este procedimento não vai transformá-lo em um modelo fitness da noite para o dia.

O estudo incluiu 50 pacientes no total (26 homens e 24 mulheres, com média de 26 anos de idade) que já estavam em excelente forma graças a dietas saudáveis e exercícios regulares, mas que tinham dificuldades em eliminar depósitos indesejados de gordura na barriga.

Visão intraoperatória com TopiFoam aplicado para um paciente do sexo masculino (à esquerda). Visão intraoperatória com TopiFoam para uma paciente do sexo feminino (à direita). Foto: Journal of the American Society of Plastic Surgeons

Como na maioria dos procedimentos de cirurgia plástica, existem orientações específicas que devem ser seguidas após a conclusão da gravura abdominal. Isso inclui o uso de curativos de espuma esculpidos que devem ser usados por várias semanas para ajudar a preservar as linhas gravadas enquanto o corpo cicatriza, mas também visitas regulares a um médico para verificar as complicações que são comuns nesses tipos de procedimentos.

Ainda mais importante é a continuidade de um estilo de vida saudável, incluindo exercício rigoroso após quatro semanas para manter a definição das novas linhas abdominais realçadas. Você, infelizmente, não pode sair do hospital e voltar direto para o sofá por seis meses e esperar ter a aparência de um Adônis.

Sair da versão mobile