Se você é fã de carteirinha de “Star Wars” deve saber que o nome do gênero musical que toca nos filmes da saga se chama “jizz”. Porém, ao que parece, a Lucasfilm está aposentando o termo para rebatizá-lo como “jatz”. Veja abaixo o motivo!
O site Vulture afirma que o livro “From a Certain Point of View: Return of the Jedi” aborda a substituição do nome do famoso clássico musical. A obra cita que o líder da banda do palácio de Jabba tocava um solo de “jatz” – e não “jizz”!
Reveja a cena:
A mudança, claro, não agradou aos fãs mais fervorosos. Trechos do livro circularam nas redes sociais e levou fãs a criticarem a mudança. Observe as reações:
https://twitter.com/Connelberg/status/1705640532423147587
Mudaram jizz pra jatz… Star Wars perdeu o pouco de alma que tinha… https://t.co/3ts9kmixnd pic.twitter.com/WOVrGKIc4R
— Feliz Ano Novo Games (@sal_do_himalaia) September 24, 2023
Mas o site AV Club explica: os gêneros têm uma relação mais complicada. O “jatz” teria surgido antes mesmo do clássico “jizz” como estilo musical.
Mesmo com o gênero musical tocando na trama da década de 1980, só em 1995 com a coleção de histórias “Tales From The Mos Eisley Cantina” que o ritmo “jizz” foi mencionado oficialmente. Por outro lado, o “jatz” apareceu pela primeira vez em 1993, em uma revista de ficção de “Star Wars”.
O recente livro “Inquisitor: Rise Of The Red Blade” também cita o nome do “novo” ritmo. Isso demonstra que ele deve se tornar o nome oficial do clássico musical de “Star Wars”.
– Leia mais no Giz Brasil:
“Star Wars Jedi 3”: Respawn já trabalha em game que fecha trilogia